“Via Verde” Americana usada para tracking dos automóveis

 

Não é só por cá que temos os identificadores nos automóveis que nos permitem passar nas ex-SCUT e portagens sem ter que parar para pagar. Nos EUA existe o E-ZPASS que tem propósito idêntico, mas que como um hacker veio agora a demonstrar… está a ser usada para mais que o simples pagamento de portagens.

EZPass_1

Farto de ver a sua liberdade ser “atropelada” nas estradas, com automóveis e postos de controlo que automaticamente registam a matrícula do seu veículo assim como o local e hora onde foi visto; decidiu ver até que ponto é que o seu identificador E-ZPASS estaria a ser usado apenas para a função oficial.

EZPass_2

Para isso fez umas modificações no identificador, para que desse sinal sempre que fosse acedido, com uma pequena vaquinha electrónica a fazer “mooooo”, e os resultados não demoraram a aparecer.

Mesmo em trajectos sem quaisquer portagens, o seu sistema não parou de dar sinal.

EZPass_3

Embora não esteja expresso no contrato de utilização do serviço, parece que estes identificadores estão a ser usados para medir a fluidez do trânsito em Nova Iorque – sendo que a empresa responsável diz que esses dados são usados de forma anónima e que nem sequer ficam registados por mais que alguns minutos.

EZPass_4

Claro que este é apenas mais um dos muitos sistemas que já existem e que permitem saber por onde andamos – a começar por aquele que habitualmente nos acompanha no dia a dia para todo o lado: o telemóvel. E já nem falo dos sistemas voluntários que usamos nos nossos smartphones, como o Google Latitude e outras apps idênticas.

É muita informação a que provavelmente nem damos sentido nem achamos ser de grande importância… até ao dia em que começar a ser abusada de forma descarada e todos ficarem “chocados” com isso.

 

[youtube http://youtu.be/JCwWVxGtYgE]

[youtube http://youtu.be/eZUtHJVonL8]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *