«

»

Nov 23 2013

Polícia “automático” já patrulha as estradas nacionais

 

Podemos não estar na vanguarda da tecnologia dos países que tanto gostam de espiar os seus cidadãos, mas aos poucos lá vamos dando uso a tecnologia que, para ser sincero, não sei porque não está a ser utilizada de forma sistemática e continuada. Refiro-me aos sistema de reconhecimento automático de matrículas que pode ser instalado a bordo dos carros patrulha, e que é capaz de automaticamente alertar os agentes quando se cruzam com qualquer veículo “ilegal”.

PSP_Automatico_2

Esta tecnologia foi informalmente baptizada como “Polícia Automático” está presente nalguns carros patrulha há vários anos, mas só na passada quarta feira foi feita uma operação em larga escala no Porto.

O sistema é capaz de alertar para veículos dados como roubados, ou sem seguro, ou ainda com ordem de apreensão ou multas pendentes – tudo isto em tempo real, quer se tratem de veículos em circulação, ou estacionados (ou até mesmo dentro de stands, como por vezes acontece). O olhar digital do “polícia automático” nunca deixa de estar atento.

PSP_Automatico_1

Por muito que eu seja contra os abusos da privacidade dos cidadãos e condutores, por outro lado prefiro saber que em caso de roubo será mais difícil a um ladrão passar despercebido (pelo menos, terá que ter o trabalho de arranjar matrículas falsas e trocá-las), e de que veículos sem o seguro em dia também serão apanhados. (E isto faz-me lembrar o caso em que seria tão fácil controlar as velocidades médias dos veículos, usando a hora de entrada numa portagem e hora de saída, ou entre passagem nos pórticos nas ex-scuts… mas que ninguém parece ter coragem de implementar – e que não venham com as tretas de que é para salvaguardar a privacidade dos condutores, pois os carros já estão identificados de qualquer forma!)

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2013/11/policia-automatico-ja-patrulha-as-estradas-nacionais/

Deixar uma resposta