«

»

Fev 28

Imprimir Artigo

Capacete invisível para ciclistas

 

À primeira vista pode parecer apenas um cachecol ou uma “almofada de pescoço”, mas se forem atingidos por um carro enquanto passeiam de bicicleta, pode salvar a vossa vida.

Hovding é um capacete invisível para ciclistas, criado por duas estudantes de design da Suécia, no âmbito de um trabalho de final de curso e cujo objectivo é ajudar a salvar a vida dos ciclistas envolvidos em acidentes nas ruas e estradas.

Eis uma apresentação do projecto, feita pelas suas criadoras:

Segundo o Insurance Institute for Highway Safety, a utilização de um capacete reduz o risco de lesões na cabeça em cerca de 85%; o problema é que ainda há muitos ciclistas que, por diversos motivos (entre os quais se encontram as questões estéticas e práticas), não utilizam capacete, colocando assim em risco a sua vida.

O Hovding foi criado não só para ajudar a superar estas questões, mas também para contribuir para que os ciclistas se sintam mais seguros e “confortáveis” ao utilizar a sua bicicleta. Se o documentário acima não vos convenceu que um capacete alimentado por bateria e com vários sensores pode ajudar a salvar a cabeça de um acidente, vejam este vídeo com um crash-test em que é possível ver este capacete invisível em acção.

 

[youtube http://youtu.be/d7Oud3iGXWY]

Este capacete, não só passou a verificação europeia, como foi aprovado por uma companhia de seguros sueca, que efectuou testes a velocidades superiores aos máximos permitidos por lei, tendo alcançado resultados superiores aos de 12 outros capacetes “tradicionais”.

O principal entrave à massificação deste capacete invisível poderá ser “apenas” o seu custo; o Hovding custa €399 (com portes gratuitos para toda a Europa).

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2014/02/capacete-invisivel-para-ciclistas/

Deixar uma resposta