«

»

Jun 05

Imprimir Artigo

SpaceX Dragon V2 – o próximo “táxi” espacial

Os EUA não têm actualmente nenhum veículo capaz de levar e trazer astronautas até ao espaço, capacidade que perderam com o fim dos voos dos icónicos Space Shuttle, e fazendo com que passem a ficar dependentes dos russos para essas viagens. Mas, em breve poderão ter uma alternativa, e que chega de uma empresa privada.

SpaceX_DragonV2_01

A SpaceX revelou a sua cápsula Dragon V2, uma variante da sua nave robótica não tripulada, mas preparada para transportar até 7 astronautas até ao espaço e também trazê-los de volta. Ao contrário das cápsulas actuais que caiem na terra sem qualquer precisão, suspensas por pára-quedas, a Dragon V2 poderá aterrar em qualquer ponto do planeta de forma suave com total precisão. Pode também atracar-se à ISS de forma completamente automática e sem assistência do braço robótico, como acontece com a Dragon “1”.

Outra das suas grandes vantagens: pode também ser reutilizada sem necessidade de manutenção especial – basta reabastecer e está pronta a seguir para nova viagem. Só ao fim de dez missões é que será necessário fazer manutenção/inspecção mais cuidada.

SpaceX_DragonV2_02

Embora a sua aterragem seja amparada e controlada (e continuando a ter controlo sobre a descida mesmo no caso de falha em dois dos seus motores), continua a existir também um pára-quedas que pode ser usado em caso de emergência.

Espera-se que os primeiros voos não tripulados se realizem durante 2015, e se tudo correr bem, em 2016 já poderemos ter astronautas a viajar nesta Dragon V2.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2014/06/spacex-dragon-v2-o-proximo-taxi-espacial/

Deixar uma resposta