Fim-de-semana especial para Miguel Faísca e Filipe Albuquerque

O espírito e as emoções das míticas 24 Horas de Le Mans têm encontro marcado já neste fim-de-semana para o Circuito do Estoril, o palco da derradeira prova do calendário do European Le Mans Series. E são muitos os motivos de interesse para os próximos dias 18 e 19 de Outubro: a Nissan está em excelente posição para chegar ao título – pode mesmo acontecer que seja através do português Filipe Albuquerque! -; Miguel Faísca estreia-se num protótipo de Le Mans, mas também numa prova em Portugal; e destaque, ainda, para as várias animações, com assinatura da Nissan que, dentro e fora do complexo, prometem animar o fim-de-semana.

NissanLMP2_01

Em termos competitivos, a luta pelo título do European Le Mans Series vai estar no centro das atenções das 4 Horas do Estoril. Com cerca de dois terços dos protótipos da categoria mais competitiva equipados com motores Nismo VK45DE (um V8 de 4.494cc de cilindrada, com mais de 450 cavalos de potência, que equipa o Nissan GT-R do campeonato Super GT), não se estranha que as duas equipas melhor posicionadas para chegar ao ceptro confiem nos blocos da marca e com a particularidade de uma integrar Filipe Albuquerque. Sim, o Estoril pode consagrar um português como campeão da disciplina – com motores Nissan!

A participação de Miguel Faísca é outra das grandes atracções do fim-de-semana. Há apenas 13 meses “deixou” a PlayStation e começou a viver o sonho de ser piloto oficial da Nissan. Ao longo da época, aos comandos do Nissan GT-R, o lisboeta de 25 anos de idade demonstrou o seu talento no Blancpain Endurance Series. E quando, há cerca de um mês, recebeu a notícia da inscrição na prova do Estoril, o jovem não escondeu a emoção e a surpresa: “Uma prenda de todo inesperada, pelo que só tenho de agradecer a confiança e a aposta que a Nissan está a fazer em mim“.

MiguelFaisca_PaulRicard_02

Miguel Faísca reconhece que “Estou muito entusiasmado por ir correr num protótipo de LMP2. Nunca imaginei sequer que isso seria possível, sobretudo apenas um ano depois de ter ganho a GT Academy. E fazê-lo logo em casa é fantástico! Na realidade, será a primeira vez que vou disputar uma corrida em Portugal. Só espero que o público adira, até para compensar o esforço que a organização e a Nissan estão a fazer na promoção da prova. Estou certo que vai ser um excelente espectáculo, com muitos motivos de interesse na pista e fora dela“. O português que, em Setembro de 2013, sagrou-se Campeão Europeu da GT Academy (frente a 765 mil adversários!) confessa que “Não sinto nenhuma pressão adicional por ir correr em casa. No entanto, estou consciente que pilotar um protótipo LMP2 é um grande passo na minha carreira. Nesse sentido, vou dar o meu melhor, mas sempre com a preocupação de tentar aprender o mais possível. As primeiras voltas em pista vão ser as mais difíceis e tudo farei para evitar problemas, mas à medida que me for adaptando, quero focar-me em conseguir voltas rápidas e consistentes.

Miguel Faísca vai alinhar aos comandos do Zytek-Nissan, com o número 41, da equipa Greaves Motorsport. O lisboeta vai fazer equipa com o americano Matt McMurry que, no último mês de Junho, com apenas 16 anos de idade, se tornou no mais jovem piloto a participar e a chegar ao fim das 24 Horas de Le Mans, mas também com James Fletcher, um jovem inglês de 20 anos que, nos últimos anos, tem feito carreira nos fórmulas.

No Circuito do Estoril, vão estar em acção cerca de uma centena de pilotos, em representação de quase quatro dezenas de equipas. O dia de sábado é reservado a duas sessões de treinos livres, mais precisamente às 11h00 e às 15h30. A qualificação está marcada para as 09h30 de domingo e a partida para a corrida para as 13h30 do mesmo dia, com a duração de quatro horas. A RTP2 fará a transmissão integral da prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *