«

»

Fev 23

Imprimir Artigo

Xavion é uma app que pode aterrar um avião em caso de emergência

Costuma dizer-se que há uma app para tudo, e agora graças à Xavion isso inclui uma app para iPad que até poderá aterrar um avião em situações de emergência.

Xavion_01

Não faltam projectos que recorrem aos cérebros electrónicos de enorme potencial de smartphones e tablets, e de todo o seu conjunto de sensores. Já vimos coisas como máquinas que resolvem o cubo de Rubik, ou até ordenadores de M&M’s pelas cores, usando smartphones – o que será menos habitual será ter um iPad a aterrar um avião em caso de emergência, como esta app Xavion permite fazer.

Já temos falado de companhias aéreas que trocam os manuais de bordo por iPads nos seus aviões, mas aqui trata-se de ter mesmo um iPad a comandar o avião, e a aterrá-lo autonomamente em caso de falha do motor (ou eventualmente um problema com o piloto). É uma solução criada por Austin Meyer, que também é o criador do popular simulador de voo X-Plane.

A app liga-se ao sistema de auto-piloto do avião via WiFi, assumindo o controlo do avião, e exibindo uma série de portais virtuais pelo qual o o avião terá que seguir para aterrar em segurança. O sistema não está aprovado pela FAA (nem deverá sê-lo num futuro imediato), mas uma vez que se trata de algo “independente” que apenas necessita que o tradicional sistema de piloto automático permita o seu controlo via WiFi, será impossível impedir quem o queira usar.

De qualquer forma, a app pode ser usada legalmente quando não está ligada ao avião, limitando-se a apresentar a informação que o piloto terá que seguir para aterrar em segurança, tal como muitos utilizadores estão habituados a fazer nos simuladores de voo. A questão é que com esta app e um iPad, se consegue fazer por menos de 700 dólares aquilo que potencialmente poderia custar mais de 30 mil dólares, aumentando consideravelmente a segurança de quem opta por viajar pelos ares.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/02/xavion-e-uma-app-que-pode-aterrar-um-aviao-em-caso-de-emergencia/

Deixar uma resposta