«

»

Mar 26 2015

Yerka – uma bicicleta anti-roubo

A bicicleta é uma das mais eficientes (e saudáveis) formas de transporte e que também é companheira habitual nos momentos de lazer, mas também se pode tornar num motivo de stress e preocupação sempre que a temos que deixar “estacionada”. A Yerka é uma bicicleta que chegou ao Indiegogo com uma característica que agradará a todos: ser à prova de roubo.

Yerka_01

A Yerka não recorre a nenhum sistema electrónico complicado de localização remota da bicicleta, limitando-se a integrar no próprio quadro um engenhoso sistema de tranca mecânica que permite fixá-la a qualquer elemento, dispensando as habituais correntes de segurança. Uma das traves do quadro separa-se em duas peças que rodam, e depois o próprio eixo do selim serve de tranca para bloquear ambas as peças. A acompanhar temos sistema de porcas anti-roubo nas rodas… e assim se espera dar maior descanso aos ciclistas que optarem por uma destas bicicletas.

Este projecto tem origem no Chile, e é quase certo que o custo dos portes para este lado do Atlântico tornam a coisa proibitiva para os interessados em Portugal (429 dólares, ou 199 dólares só pelo quadro).
[youtube https://youtu.be/7A4eOsAyQcw]

Em alternativa – ou em complemento, têm também um outro projecto para um capacete de ciclismo com LEDs integrados para garantirem que estão bem visíveis na estrada.

Torch_01

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/03/yerka-uma-bicicleta-anti-roubo/

Deixar uma resposta