«

»

Abr 28 2015

Sistema Brain4cars prevê as manobras dos condutores

Em grande parte dos acidentes de viação, a causa é a distracção dos condutores. Enquanto não chegam os automóveis sem condutor que não se distraem, investigadores estão a estudar sistemas que poderão minimizar os acidentes, antecipando as manobras que os condutores se preparam para fazer e alertando-os caso sejam perigosas.

Brain4cars_01

Este Brain4Cars consiste num sistema que usa uma câmara para monitorizar o condutor, a par de radares e outras câmaras para vigiar a zona envolvente do veículo, e consegue antecipar com elevada precisão (mais de 77%) qual a manobra que o condutor vai realizar, com vários segundos de avanço.

Brain4cars_02

Sabendo-se que grande parte dos acidentes acontecem quando se muda de faixa ou se vai fazer uma manobra, com este pré-aviso torna-se muito mais eficiente alertar o condutor para o potencial risco dessa manobra, recorrendo aos restantes dados sobre o que se passa ao redor do veículo. Por exemplo, se o sistema antecipar que o condutor vai mudar para a faixa à sua esquerda, poderá desde logo ver se há outros veículos que se aproximem, dando sinais de alerta – mesmo que o condutor não tenha feito a sinalização para a mudança da faixa.

Enquanto temos que ser nós a conduzir… todos os sistemas que ajudem a evitar acidentes serão bem vindos. 🙂

[youtube https://youtu.be/mLOa7WRnBxQ]

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/04/sistema-brain4cars-preve-as-manobras-dos-condutores/

Deixar uma resposta