«

»

Jun 24 2015

Aumentam os incidentes de travagens “fantasma” nos carros com prevenção de colisões

Bem sabemos que todas as ajudas que possam evitar acidentes nas estradas são preciosas e bem vindas, mas à medida que aumenta a complexidade destes sistemas também vão aumentado os casos dos “bugs” que podem originar casos estranhos. No caso dos automóveis equipados com sistema de alerta contra colisões, vão aumentado as queixas de travagens fantasma, feitas sem que houvesse qualquer motivo aparente para tal.

TravagemAuto_01

O caminho em direcção aos automóveis completamente autónomos não será fácil. Embora os avanços tenham sido significativos nos últimos anos, este tipo de incidentes de relatos de travagens automáticas “fantasma” mostra o quanto é difícil lidar com toda a infinidade de variáveis que existem nas estradas.

Embora este caso se foque nos casos de travagens sem motivo dos Jeep Grand Cherokee de 2014, também há relatos de automóveis de outras marcas equipados com sistemas idênticos. Curiosamente, há casos que até ajudarão a servir para descobrir a causa do problema, como dois casos em que dois carros diferentes do mesmo modelo, tiveram uma destas travagens… no mesmo local – revelando que o sistema detectava uma tampa numa ponte como sendo um obstáculo.

TravagemAuto_02

Embora possa ser um pouco assustador ver o nosso carro a travar (por norma estes sistemas dão previamente um pré-aviso, só efectuando a travagem se o condutor não a fizer) até ao momento não houve qualquer acidente provocado por estes incidentes. Importa também referir que o número de incidentes continua a ser muito reduzido face à quantidade de carros (crescente) com estes sistemas que chegam às estradas a cada ano – sendo que serão muito mais os casos de acidentes prevenidos por eles, do que estes casos de “bugs” a corrigir.

Para além de que, em caso de dúvida … sempre será preferível travar do que não travar. 🙂

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/06/aumentam-os-incidentes-de-travagens-fantasma-nos-carros-com-prevencao-de-colisoes/

Deixar uma resposta