«

»

Jun 10

Imprimir Artigo

Um motor transparente a 2 tempos

Podemos já estar numa fase em que muitos desejam passar para veículos com motores eléctricos, mas os motores de combustão interna continuaram a ter o seu fascínio para todos os que se interessam por mecânica. Hoje podemos saciar a curiosidade, vendo como funciona um motor a 2 tempos.

Motor2tempos_01

Quem gosta de mecânica desde cedo terá procurado saber como é que os motores de combustão interna funcionam, e não faltam diagramas e animações a explicar o princípio de funcionamento de motores a 2 tempos, 4 tempos, e nas mais diversas configurações. Mas algo que normalmente permanece é a curiosidade de ver como é que estas coisas realmente funcionam, num modelo real. E é isso que podemos ver neste motor transparente.

Normalmente, o funcionamento do motor é algo que fica longe do olhar do público, com as explosões a ocorrerem nos cilindros dentro do bloco do motor. Quando vemos motores transparentes, normalmente são apenas modelos não funcionais, usados para demonstrar o seu funcionamento. Mas desta vez temos mesmo um motor funcional e com o cilindro transparente, que permite ver tudo o que se passa, incluindo a explosão que faz com que o pistão se movimente.

Mesmo sabendo-se que estes motores não têm a eficiência dos motores eléctricos… há que reconhecer que são pequenas maravilhas tecnológicas.

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/06/um-motor-transparente-a-2-tempos/

Deixar uma resposta