«

»

Ago 25 2015

Automóveis eléctricos podem dispensar o pedal de travão

Com os automóveis com caixa automática já nos livramos do pedal da embraiagem, mas a maior revolução que poderá estar a chegar com os carros eléctricos será o facto de também o pedal de travão poder estar condenado a desaparecer.

AutoElectric_01

Todos os condutores estarão familiarizados com o conceito de “travar com o motor”, técnica frequentemente recomendada em estradas de montanha, para evitar o uso exagerado dos travões. Nos automóveis eléctricos, o seu motor não só pode funcionar como gerador ao ser usado durante a travagem, como também pode actuar como um travão magnético tão, ou mais, eficiente que os travões de disco.

Daí que há quem comece a propor a ideia de se poder usar um único pedal para controlar o movimento do carro: servindo tanto para a aceleração, como para a travagem (e alguns carros já o implementam, como o BMW i3).

AutoElectric_02

A ideia é simples, o pedal de acelerador não só controla a aceleração, como também serve de travão ao se levantar o pé.

Não se precisam assustar, pois o pedal de travão continua a estar presente (e é provável que assim permaneça durante bastante tempo), mas com este sistema é possível conduzir a maior parte do tempo apenas com o pé no pedal do acelerador.

Pessoalmente, há muito que já tinha pensado num sistema assim, e a única dúvida que me deixa um pouco apreensivo é o facto de, ao desejarmos travar a fundo, poderá ser um pouco contra-intuitivo a noção de “tirar o pé do pedal”. Mas se calhar é algo que também se poderá tornar normal com um pouco de habituação e aprendizagem… pois também não me parece que o pisar o pedal de travão a fundo seja algo inato! 🙂

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/08/automoveis-electricos-podem-dispensar-o-pedal-de-travao/

Deixar uma resposta