«

»

Out 01

Imprimir Artigo

Bloodhound SSC quer superar as 1000mph no solo

Depois do Thrust SSC ter atingido os 1228Km/h em 1997, a mira foi colocada nas 1000mph (1609Km/h) e aproxima-se a data em que isso poderá acontecer, com o Bloodhound SSC a estar prestes a começar as corridas de testes com velocidades progressivamente mais elevadas.

Bloodhound_1

Chamar o Bloodhound SSC de “carro” é, obviamente, uma mera formalidade. A semelhança com um automóvel resume-se a ter quatro todas e circular no chão – tudo o resto é completamente diferente, sendo que melhor se poderia descrevê-lo como um misto de avião a jato e foguete… que só por acaso não tem asas.

Bloodhound_2

Bem, é verdade que temos um motor V8 no seu interior; mas esse motor serve apenas para fazer funcionar a bomba que alimenta o foguete que funcionará em complemento do motor a jato EJ2000 da Rolls-Royce (o mesmo que equipa o Eurofighter Typhoon), e criando 135 mil cavalos(!) de potência total. Todo o veiculo é uma montra tecnológica, mas um dos elementos mais importantes e que mais trabalho deu a criar foram… as rodas. À velocidade máxima, as rodas do Bloodhound SSC irão girar a mais de 10000rpm, criando forças de 50,000G’s nas extremidades. Isto faz com que 1Kg passe a pesar 50 toneladas, que desintegraria completamente qualquer roda normal.

Inicialmente, a equipa pretenderá atingir “apenas” as 800mph (1287Km/h), que já será suficiente para bater o recorde de velocidade, como teste para depois se aventurar na perseguição do seu objectivo das 1000 milhas por hora – sendo que, caso seja bem sucedido, facilmente se imaginará que o próximo alvo sejam os 2000Km/h!

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/10/bloodhound-ssc-quer-superar-as-1000mph-no-solo/

Deixar uma resposta