«

»

Out 20

Imprimir Artigo

BMW Serie 7 conta com “passadeira luminosa” para iluminar o solo

A BMW e outros fabricantes há muito que recorrem a sistemas de iluminação nas portas, mas no novo série 7, a marca germânica estreia um novo sistema que é capaz de projectar uma verdadeira passadeira luminosa para guiar os seus utilizadores até ao veículo.

BMWlight_01

Tradicionalmente, estes sistemas de iluminação ficam alojados nos espelhos retrovisores, puxadores das portas, ou na parte inferior das próprias portas. Em todos os casos, isso vem acompanhado de limitações, como o facto do movimento de abertura da porta poder fazer com que deixe de ser iluminado o chão quando o condutor ou passageiros vão entrar.

Para resolver o problema, a BMW recorreu a tecnologia desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer, que consta de um sistema inovador de projecção usando centenas de microprojectores que ficam num módulo ultra compacto colocado na parte de baixo do veículo, assim garantindo que a passadeira luminosa ilumina o solo independentemente da posição das portas.

BMWlight_02Sendo a parte inferior do veículo um local bastante agreste para todo o tipo de sistemas, faltará ver que tal este sistema resistirá ao passar dos anos, embora a BMW tenha tido a preocupação de o colocar em posição que fique protegido da eventual projecção de detritos pelas rodas.

Ficamos a aguardar pela versão 2.0 do sistema, capaz de projectar imagens animadas no solo… 😉

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/10/bmw-serie-7-conta-com-passadeira-luminosa-para-iluminar-o-solo/

Deixar uma resposta