«

»

Out 21

Imprimir Artigo

Boeing cria material metálico 100x mais leve que esferovite

O Aerogel é considerado um dos materiais sólidos mais leves de sempre, mas parece que agora terá que partilhar esse título com um novo material… feito de metal.

lightmetal

Quando se fala de metal, inevitavelmente pensamos em algo com solidez e peso. Mas o peso não é algo que se deseje na indústria aeronáutica, e a Boeing acaba de inventar um novo material que é feito de metal mas é cem vezes mais leve que a esferovite.

Este material recorre a uma grelha tridimensional de pequenos tubos metálicos ocos, com paredes que têm apenas 100nm de espessura (1000 vezes mais finos que um cabelo); e o resultado é impressionante: uma autêntica esponja metálica, deformável, mas que consiste em 99.99% de ar – e assim garantindo um peso muito mais reduzido do que praticamente qualquer outro material.

… Agora só falta esperar que comece a ser aplicada em produtos comerciais (ou pelo menos, que a vendam como “curiosidade” para aquelas pessoas que gostam de coisas incomuns. 🙂

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/10/boeing-cria-material-metalico-100x-mais-leve-que-esferovite/

Deixar uma resposta