«

»

Out 10

Imprimir Artigo

Porsche opta pelo CarPlay da Apple e diz que Android Auto recolhe demasiados dados

Numa altura em que a indústria automóvel está debaixo de olho, a Porsche vem atirar mais lenha para a fogueira dizendo que optou por usar o sistema CarPlay da Apple em vez do Android Auto do Google, devido ao Google querer recolher demasiados dados sobre os condutores – coisa que o Google nega categoricamente.

porsche911-carrera-s_01

O site Motor Trend diz que a Porsche optou pelo sistema CarPlay para a próxima geração do icónico 911, devido às exigências do Android Auto, que incluiriam a recolha de dados do veículo como: velocidade, posição do acelerador, temperaturas do motor, rotações, etc.; enquanto que o CarPlay não recolhe nenhuma informação, limitando-se a saber apenas se o carro está em movimento ou parado.

São acusações que seriam polémicas, e que o Google já veio prontamente desmentir, dizendo que não recolhe nenhuma dessas informações, e que as informações que são recolhidas (idênticas às que serão recolhidas quando se usa um smartphone Android) só o são com o devido consentimento dos utilizadores, e usadas para melhorar a experiência de utilização, como permitir o funcionamento em modo mãos livres ou melhorar a precisão do sistema de navegação GPS.

Aliás, seria bastante estranho que, se o Android Auto fosse tão intrusivo como a Porsche alegadamente diz, outros fabricantes tivessem aceitado tais condições – incluindo a própria VW, que se insere no mesmo grupo em que a Porsche está (se bem que, no caso da VW, se calhar até seria proveitoso que o Android Auto recolhesse todas as informações sobre o veículo… e talvez servindo para detectar mais rapidamente as manipulações fraudulentas das emissões. ;P

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/10/porsche-opta-pelo-carplay-da-apple-e-diz-que-android-auto-recolhe-demasiados-dados/

1 comentário

  1. Nancy

    Rsrs, não sei se a Android é a pior não. Há apps extremamente invasivos que instalamos inocentemente em nosso celular, como Clean Master, por exemplo…

Deixar uma resposta