«

»

Out 15 2015

Teslas recebem actualização com modo de piloto automático

Enquanto uns fabricantes se vão preocupando em recuperar do software fraudulento que usavam para enganar as emissões; outros vão lançando actualizações que aproximam os seus automóveis dos carros do futuro em que não será preciso por as mãos no volante.

Tesla_01

A Tesla já tinha prometido que estava para breve a chegada de uma actualização que tornaria os seus automóveis “semi-autónomos”, e aqui está ela. Ainda rotulada como versão beta, e com o aviso de que os condutores deverão manter as mãos no volante, este modo auto-pilot dá aos seus automóveis a capacidade de conduzirem de forma autónoma tanto em auto-estradas a ritmo de cruzeiro, como também no pára-arranca – mesmo que os condutores tirem as mãos do volante (coisa que não deveriam fazer.)

Na prática acaba por ser o equivalente aos sistemas que encontramos nalguns topo de gama da Mercedes, BMW, etc. que também já são capazes de seguir o traçado da estrada e manter as devidas distâncias de segurança para os outros veículos, mas que por cá contam quase sempre com sensores no volante para garantir que o condutor mantenha o contacto com ele, mesmo que não esteja a “conduzir”.

Tesla_02

A parte mais interessante nos Tesla, é que esta capacidade chega via uma actualização: o tipo de coisa que raramente estamos habituados a ver nos automóveis (e que bem necessária seria, especialmente a nível de manter mapas actualizados dos sistemas de navegação, por exemplo.)

Se achamos ridículo que nos Android se fique sem actualizações oficiais para a maioria dos dispositivos, o panorama não me parece que seja muito melhor quando transposto para as plataformas automóveis. A diferença é que com a corrida para os carros verdadeiramente autónomos, estaremos perante uma total revolução no sistemas de transportes, e o mais provável é que daqui por uma década todos estejamos dependentes de frotas de veículos do Google, Uber, Tesla (e Apple?), para os quais só temos que nos preocupar em dizer a que horas queremos estar no destino – e nesse caso, todas as questões de manutenção e actualizações passam a ser irrelevantes para os utentes.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/10/teslas-recebem-actualizacao-com-modo-de-piloto-automatico/

Deixar uma resposta