«

»

Dez 04

Imprimir Artigo

McLaren MP4-X é o Fórmula 1 do futuro

As equipas de designers e engenheiros das principais equipas de Fórmula 1 estão constantemente em busca de novas soluções e inovações que lhes permitam ser as melhores e uma prova disso mesmo é o concept-car que a McLaren revelou esta semana, o MP4-X que, segundo a equipa britânica, será o carro de competição do futuro.

McLaren_MP4-X_01

No site da McLaren-Honda é possível conhecer ao detalhe todos os pormenores deste MP4-X. Apesar do seu design ser espectacular, o verdadeiro “futurismo” está na sua tecnologia. A aerodinâmica do McLaren MP4-X foi levada ao extremo, utilizando túneis de vento esculpidos na sua parte inferior para criar um potente efeito aerodinâmico. Toda a carroçaria está coberta por electrodos que são activados nas curvas para converter o ar em plasma, criando uma maior carga aerodinâmica e melhorando significativamente a performance em curva. Todos estes pormenores são actualmente proibídos pelos regulamentos, mas a expectativa é de que num futuro próximo venham a ser permitidos.

McLaren_MP4-X_02

Este carro de competição do futuro utiliza energia híbrida, onde nem sequer faltam painéis solares, e está coberto por uma camada hidrofóbica. Algumas das ideias que a McLaren imagina para o futuro quase nos levam à ficção científica, como por exemplo o facto do veículo não ter volante e a sua direcção ser controladas através dos sinais cerebrais do piloto.

McLaren_MP4-X_03

“Um veículo sem controlos físicos é uma possibilidade teórica, equipado com sistemas de controle por movimentos visuais ou com um painel de instrumentos holográficos”. Este concept-car foi criado pela McLaren Applied Technologies, uma divisão da McLaren que tem como objectivo aplicar activamente estas tecnologias em áreas completamente distintas do desporto, como a saúde e os transportes.

McLaren_MP4-X_04

O McLaren MP4-X também inclui várias medidas de segurança que não existem actualmente nos carros de Fórmula 1, como o cockpit fechado, uma das alterações que poderão ser introduzidas num futuro próximo.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2015/12/mclaren-mp4-x-e-o-formula-1-do-futuro/

Deixar uma resposta