NASA aprova avião supersónico “silencioso”

A NASA deu mais um passo no caminho de fazer regressar um avião de passageiros supersónico, agora mais compatível com as preocupações ambientais.

nasa-supersonic-jets

Os fãs da aviação há muito que se sentem destroçados por actualmente não se terem aviões como o Concorde, que há décadas atrás faziam viagens intercontinentais em menos de metade do tempo do que os mais modernos aviões actuais (o Concorde detém o recorde de ligação de Londres-Nova Iorque em 2h52m, com uma velocidade média superior a 2000Km/h!)

Claro que eram outros tempos, onde coisas como o consumo de combustível e ruído produzido eram detalhes secundários face ao fascínio pela velocidade. Hoje em dia as coisas são diferentes, mas felizmente há esperança de que os aviões supersónicos de passageiros regressem à aviação comercial. A NASA aprovou o desenvolvimento da tecnologia Quiet Supersonic Technology da Lockheed Martin, e que pretende evitar que um futuro avião supersónico seja sinónimo dos indesejáveis estrondos sonoros que podem partir janelas nas casas no solo (e que levaram à proibição de voos comerciais supersónicos sobre o solo).

Se o objectivo for conseguido, esse estrondo será substituído por uma série de pequenos “batimentos” sem impacto adverso. Mas… teremos que esperar quase dois anos para ver os resultados desta aposta, e só em 2020 é que se espera ter um avião de testes em escala reduzido, para validar a solução.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *