«

»

Mai 29

Imprimir Artigo

Avião pessoal eléctrico Lilium quer ser um “carro voador”

O sonho de andarmos em carros voadores tem tardado em concretizar-se, mas o Lilium poderá dar mais um passo nessa direcção, com uma pequena aeronave eléctrica capaz de descolar e aterrar verticalmente.

Lilium_01

Numa era em que os drones se vão tornando cada vez mais populares e comuns, e onde já há quem comece a criá-los em tamanhos que permitirão o transporte de pessoas, o Lilium é mais uma máquina voadora que parece saída de um filme de ficção.

Lilium_2

Esta aeronave criada por uma equipa da Universidade Técnica de Munique recorre a dezenas de motores eléctricos colocados nas asas, e que podem girar para gerar propulsão em ângulo variável, permitindo não só voar como um avião, mas pairar e aterrar como um helicóptero.

Lilium_03

Embora pareça demasiado futurista, o projecto é apadrinhado pela ESA (European Space Agency) e tem demonstrado a sua validade com protótipos em escala reduzida – estando previsto passar para testes em escala real e tripulados já no próximo ano. O objectivo é que o Lilium possa atingir velocidades de 400km/h, altitudes de 3000 metros, e autonomia para 500km.

Vamos lá ver se é desta que temos um veículo voador à altura dos nossos sonhos… ou se será mais um projecto que irá adiando eternamente a apresentação do produto final, como tem acontecido com muitos outros “carros voadores”.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/05/aviao-pessoal-electrico-lilium-quer-ser-um-carro-voador/

Deixar uma resposta