«

»

Mai 19

Imprimir Artigo

Tesla vai cobrar para desbloquear capacidade da bateria

Cobrar para desbloquear funcionalidades de software é prática corrente na indústria automóvel, mas a Tesla prepara-se para ampliar isso à utilização do próprio hardware, cobrando para desbloquear a capacidade total da bateria que já está instalada no veículo.

TeslaBatteryUnlock_01

Já terão sido muitas as pessoas que ficaram indignadas por pagar centenas ou milhares de euros para adicionar um extra ao seu automóvel que corresponde a uma simples activação de uma opção num menu escondido de configuração; mas nos Tesla isso vai passar a ser cada vez mais comum.

Actualmente, os Tesla já vêm equipados com o hardware necessário para o modo de autopiloto em que conduz sozinho nas vias rápidas, mas para o fazer é necessário pagar milhares de dólares para activar essa opção. Mas o caso poderá começar a causar mais preocupações quando se descobre que também vai ser aplicado à própria bateria. O Model S 70 vem com uma bateria de 70kWh e uma autonomia anunciada de 386km, mas quem pagar $3000 poderá desbloquear o modo de 75kWh que prolonga essa autonomia para lá dos 400km – a questão é que a bateria é exactamente a mesma.

Se por um lado se pode entender o desejo (necessidade?) da Tesla facturar o mais possível, por outro lado entra-se num campo perigoso… Já imaginaram o que seria esta mesma fórmula aplicada aos smartphones ou televisores? Poderíamos ter smartphones com autonomia para 8h, mas seríamos convidados a pagar mais uns euros para desbloquear o acesso à capacidade total; ou então veríamos surgir uma caixa a pedir para pagar mais uns euros para se poder ter acesso ao desempenho total do CPU enquanto se jogasse um jogo mais exigente; ou então ainda, que tal um televisor que só permitisse sintonizar 5 canais, mas que por apenas mais alguns euros já deixaria sintonizar umas dezenas (para não se entrar em campos ainda mais ridículos, de pagar mais para ter acesso a uma gama de cores alargada… entre outras potencialidades em que nem quero entrar para não dar ideias a ninguém!)

TeslaBatteryUnlock_02

Parece-me fácil prever o que opções como estas irão incentivar: um mercado paralelo de “desbloqueios” não oficiais, que muito apreciará o dinheiro que irá ganhar à custa destas coisas. Se actualmente já temos empresas especializadas em mudar/afinar o firmware dos carros de forma a aumentar a sua potência, não é difícil imaginar que depressa se adaptariam a desbloquear todo o tipo de funcionalidades que pudessem estar presentes (já o fazem para muitos veículos). Em segundo lugar, acaba por ser mais um motivo que irá começar a pesar contra a aquisição de um carro próprio. Se começamos a seguir num sentido em que a compra de carro própria acaba por ser um aluguer constante, para muitos casos mais sentido fará passar a usar serviços estilo Uber com frotas de carros autónomos – em que pagamos só pelo transporte e se dispensa o pesado investimento da aquisição do veículo.

Será certamente esse o objectivo final… mas seria simpático que não se tivesse que chegar lá à custa deste tipo de tácticas…

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/05/tesla-vai-cobrar-para-desbloquear-capacidade-da-bateria/

Deixar uma resposta