«

»

Mai 03

Imprimir Artigo

VW até fez um PowerPoint a explicar o dieselgate em 2006

O caso das batotas da emissões da VW (e que não se limitam à VW) ainda vai dar muito que falar, mas agora surgem elementos que poderão deitar por terra a defesa dos executivos da marca, que têm alegado que não sabiam do que se passava e que isto teria sido feito secretamente por alguns engenheiros.

vw

Não é a primeira vez que surgem indícios que comprovarão que os altos dirigentes do grupo VW estariam ao corrente da batota feita para enganar os testes de emissões; mas desta vez a descoberta poderá ser ainda mais esclarecedora e difícil de contrariar. Segundo o NY Times, durante as investigações terá sido descoberta uma apresentação em PowerPoint, feita por um executivo da marca, e que demonstra de forma bem clara que a VW estava consciente de que os seus veículos eram incapazes de cumprir com as normas das emissões, e que a solução encontrada foi instalar software que enganasse deliberadamente os testes.

Segundo alguns funcionários da VW que desejam permanecer anónimos e que terão estado presentes nestas reuniões, os executivos de topo terão rejeitado continuamente diferentes propostas que obrigariam a aumentar o custo dos veículos de modo a conseguirem cumprir devidamente com as emissões.

São informações que apenas vêm confirmar aquilo que já se suspeitava, e que deverão servir para aplicar sanções ainda mais exemplares a esta multinacional. A esta, e a todas as outras que se vier a descobrir estarem a recorrer a batotas idênticas. Independentemente de se dizer que o acréscimo de poluição é insignificante face a muitas outras fontes poluentes, é completamente inaceitável que uma qualquer empresa se sinta no direito de enganar todo o mundo de forma deliberada.

Vamos lá ver que tipo de responsabilização irá sair deste caso… e do impacto que irá ter na indústria automóvel (tradicional), assim como o impacto que poderá ter na promoção de marcas novas (como a Tesla) e outras parcerias (como a Google, Apple, etc.)

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/05/vw-ate-fez-um-powerpoint-a-explicar-o-dieselgate-em-2006/

Deixar uma resposta