«

»

Jul 04

Imprimir Artigo

Primeiro acidente mortal com um Tesla em piloto automático

Depois de recentemente ter enfrentado várias acusações de acidentes causados pelo modo de piloto automático, dá-se agora um caso mais complicado, de um acidente com um Tesla em piloto automático que causou a morte do condutor.

TeslaP85D

A Tesla veio relatar o que se passou, dizendo também que o caso está a ser averiguado pelas autoridades competentes. Um condutor seguia no seu Tesla com o piloto automático activado, quando um camião se terá atravessado perpendicularmente na estrada. Por uma conjugação de factores (atrelado branco e um céu bastante luminoso) o sistema não detectou a presença de um obstáculo e nem sequer travou, enfiando-se debaixo do atrelado e fazendo com que parte do pára-brisas sofresse a totalidade da força do impacto.

Curiosamente, é uma situação idêntica à que recentemente também deu bastante que falar, em que um Tesla não detectou a traseira de um camião com carga suspensa, chocando contra ele, embora aqui fosse durante uma manobra de estacionamento a baixa velocidade – enquanto neste novo acidente, as velocidades eram imensamente superiores. Fica no entanto a curiosidade de saber, tecnicamente, o que terá corrido mal: mesmo que a câmara não tivesse condições de visibilidade óptimas, não deveria o radar detectar tal obstáculo?

teslacrash

A Tesla faz questão de referir que esta é a primeira fatalidade em mais de 130 milhões de milhas percorridas em modo de piloto automático, número estatisticamente inferior à das vítimas em em veículos com condutores humanos – mas é mais que óbvio que não faltarão marcas a aproveitar-se deste incidente como forma de comprovarem as acusações que têm feito ao sistema de piloto automático da Tesla, no sentido em que dá uma falsa sensação de segurança aos condutores, podendo potenciar situações como esta, em que o carro nem sequer viu um camião que estava atravessado na estrada. (Do lado oposto poderemos argumentar que, se o camião também estivesse a ser controlado “sem condutor”, não se teria atravessado na estrada desta forma.)

Embora seja sempre trágico, tendo em conta a quantidade de anormalidades que alguns condutores têm feito com base na confiança no modo de piloto automático, quase que nos dá vontade de perguntar: ainda só morreu uma pessoa?

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/07/primeiro-acidente-mortal-com-um-tesla-em-piloto-automatico/

Deixar uma resposta