«

»

Ago 16

Imprimir Artigo

Nissan cria motor de compressão variável que poderá tornar motores diesel obsoletos

O futuro poderá ser eléctrico, mas a indústria automóvel não deixa de ir melhorando a tecnologia dos motores de combustão, e agora a Nissan estreia o primeiro com taxa de compressão variável num modelo de produção.

infiniti-vc-t

É perfeitamente natural que seja nos momentos em que se está em época de transição para uma nova tecnologia, que a tecnologia anterior que vá ser tornada obsoleta atinja o pico do seu desenvolvimento (por exemplo, nos ecrãs sabemos que o OLED é o futuro, mas isso não invalida que também se vá tendo os melhores LCDs já criados). E agora a Nissan faz isso nos motores de combustão… e que poderá acabar de vez com a velha questão dos motores a gasolina versus os motores diesel.

O novo motor VC-T da Nissan pode ter apenas 2.0l de cilindrada e 4 cilindos, mas graças à sua tecnologia de compressão variável, consegue ter potência e binários idênticos ao motor V6 3.5l que irá substituir, com consumos bastante mais reduzidos. O motor é capaz de ajustar a altura alcançada pelos pistões em tempo real, assim podendo ajustar-se ao tipo de necessidade: máximo desempenho, ou baixo consumo, dependendo do tipo de condução.

Não menos importante, este motor a gasolina consegue obter binários comparáveis a motores a diesel, mas com muitas menos emissões poluentes – o que acontece num momento crítico, em que o escândalo dieselgate da VW voltou a levantar as questões das emissões dos veículos diesel. Será sem dúvida uma obra-prima da engenharia mecânica… mas que se arrisca a ter um reinado curto (dependendo do tempo que demorarmos a transitar para os veículos 100% eléctricos).

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/08/nissan-cria-motor-de-compressao-variavel-que-podera-tornar-motores-diesel-obsoletos/

Deixar uma resposta