«

»

Set 27

Imprimir Artigo

Comboio a hidrogénio quer acabar com as locomotivas diesel

Uma empresa francesa quer acabar com os comboios poluentes, e para isso criou uma nova linha de comboios alimentados por hidrogénio e com uma fuel cell que lhes permite circular usando electricidade mesmo quando não há catenárias por perto.

traincell

Os comboios (eléctricos) podem ser altamente eficientes e não poluentes, mas para isso estão dependentes de circular em troços onde existam os característicos cabos eléctricos suspensos para os alimentar. O problema é que continuam a existir muitas linhas sem rede eléctrica instalada, o que obriga a recorrer às fumarentas locomotivas diesel – que mesmo não fazendo a fumarada das velhas máquinas a vapor, continuam a produzir indesejadas emissões poluentes.

O Coradia iLint da Alstom é um comboio com capacidade para transportar 300 passageiros (150 lugares sentados), podendo atingir velocidades de 140km/h e tem uma autonomia para 800km. Uma vez que recorre a uma fuel cell e hidrogénio, as únicas emissões com que temos que nos preocupar são… água.

O primeiro destes comboios deverá começar a circular em Dezembro de 2017 na Alemanha, mas é de esperar que, se conseguir cumprir com o que promete, não faltem interessados em trocar os comboios diesel por estes mais eficientes.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/09/comboio-a-hidrogenio-quer-acabar-com-as-locomotivas-diesel/

Deixar uma resposta