«

»

Out 21

Imprimir Artigo

Fim-de-semana ao rubro no Circuito do Estoril (inclui o “regresso da F1” a Portugal)

Este fim-de-semana (dias 22 e 23 de Outubro), todos os caminhos vão dar ao Circuito do Estoril com a realização de diversas provas, onde se inclui a derradeira jornada do Renault Sport Series que, este ano, integra o programa do European Le Mans Series. As exibições dos Renault F1 e as cinco corridas do Renault Sport R.S. 01 e da Fórmula Renault 2.0 prometem levar ao rubro os muitos milhares de espectadores que são esperados durante o fim-de-semana.

Para além da competição, não faltarão muitas outras atracções com assinatura Renault: “Pit Stop Challenge”, “Freestyl’Air Show”, sessões de autógrafos, “merchandising”, exposição Renault Sport e, ainda, a estreia nacional dos novos Twingo GT, Kadjar e Grand Scénic. No fundo, uma festa para todas as idades, com o Facebook da Renault Portugal a oferecer algumas centenas de entradas para o “paddock”.

O World Series by Renault ainda hoje é recordado com saudade, não só pelos incontornáveis momentos e emoções proporcionados a milhares de portugueses, mas também por ter sido a competição que mais vezes encheu as bancadas do Circuito do Estoril. Mas o conceito está de regresso, agora sob a designação de Renault Sport Series e integrado no programa do European Le Mans Series (ELMS).

ce_renault_formula1-historico

Cinco das corridas previstas para o fim-de- semana são da Renault, mas a marca quer proporcionar muito mais do que as lutas ao cronómetro. Para fazer jus à tradição, a Renault volta a trazer a Fórmula 1 a Portugal e com unidades suficientes para preencher um quarto de uma grelha de partida: um RS 01 de 1978, um RS 14 de 1979, um RE27B de 1981, um RE 40 de 1983, um RE 60 de 1985 e um R.S. 16 da presente época. Seis monolugares que têm um lugar muito especial na história da F1, com destaque para os dos anos 70, pioneiros da tecnologia turbo na F1. E ouvir as incontornáveis melodias desses motores no magnífico cenário da pista do Estoril será, por si só, motivo suficiente para justificar uma deslocação ao complexo.

Mas entre as exibições dos Renault F1 e as animações no “paddock”, é obrigatório assistir às corridas. Só do Renault Sport Trophy vão ser três e com a participação de dois pilotos nacionais: Miguel Ramos que, esta época, já somou cinco presenças no pódio e o estreante Pedro Moleiro. Um espectáculo que promete ser de elevado nível. Afinal, há dois títulos em disputa e os Renault Sport R.S. 01 são mais rápidos do que os GT3 – quase tão competitivos como um DTM! – e são capazes de ultrapassar os 300 km/h de velocidade máxima.

A prestigiada Fórmula Renault 2.0 é outra das competições que integra o programa do ELMS. Com o título de equipas por atribuir, vai ser interessante estar atento aos que vão ser os grandes nomes do futuro da F1 e, claro, à participação do jovem Henrique Chaves, determinado em contrariar o ditado que “santos da casa não fazem milagres”.

No fundo, um fim-de- semana inesquecível em perspectiva. E se quiser ganhar uma entrada para o exclusivo “paddock”, espreite o Facebook da Renault Portugal!

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/10/fim-de-semana-ao-rubro-no-circuito-do-estoril-inclui-o-regresso-da-f1-a-portugal/

Deixar uma resposta