As 5 coisas que não se devem fazer num carro novo

Podemos estar a aproximar-nos da era dos carros eléctricos, mas por agora a maioria dos carros vendidos ainda têm motores de combustão interna tradicionais, e por isso mesmo é recomendável ter alguns cuidados mecânicos para garantir a sua longevidade e eficiência, particularmente na fase inicial da sua vida.

engine

Muitas pessoas pensam que, pelo facto de hoje em dia os nossos automóveis estarem tão carregados de electrónica, já não é necessário fazer preocuparem-se com o período de “rodagem”. Só que não há electrónica que resolva as questões mecânicas que as regras para a condução em período de rodagem dizem respeito.

Embora nalguns casos haja veículos que já vêm com a rodagem pré-feita de fábrica (por exemplo, o novo Honda NSX), a maioria deles fica dependente da sensibilidade do seu dono; e na verdade, algumas destas regras bem que se podem manter durante toda a vida do veículo.

Quem enumera as regras é um engenheiro mecânico, e que dá como exemplos as recomendação de diferentes marcas, para além de explicar porque motivo são feitas essas recomendações:

  1. Nunca acelerar “a fundo”
  2. Não atingir rotações elevadas
  3. Não usar cruise-control – durante a rodagem é conveniente variar regularmente a rotação do motor
  4. Não fazer viagens demasiado curtas – é recomendável deixar que o motor atinja a sua temperatura de funcionamento
  5. Não transportar carga excessiva ou rebocar atrelados

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *