«

»

Nov 03

Imprimir Artigo

Modo 100% autónomo nos Tesla obrigará a pagar mais 8 mil dólares

A Tesla passou a incluir o hardware necessário para a condução autónoma em todos os seus automóveis, mas os compradores que quiserem tirar partido disso terão que pagar 8 mil dólares.

tesla_autopilot

Não é a primeira vez que a Tesla se parece inspirar no conceito de pagar para desbloquear funcionalidades que já existem nos carros (até mesmo quando se trata de desbloquear capacidade extra da bateria) embora, na verdade, o problema não se limite à Tesla e seja prática corrente em muitas outras marcas automóveis.

A diferença é que a maioria delas não arrisca instalar todo um conjunto de câmaras, sensores e radar a não ser que o comprador pague por esses extras e opcionais; e na Tesla temos uma grande aposta de que a maioria dos utilizadores estará disposta a fazê-lo, com o hardware a vir instalado de origem… mesmo para quem não tiver pago por ele.

Quem quiser dar uso a esse hardware terá que pagar 5 mil dólares pelo “Enhanced Autopilot” (que sobem para 6 mil dólares no caso de ser uma opção desbloqueada após a compra do automóvel); a que se somam mais 3 mil dólares pelo “Full Self-Driving” (que passam para 4 mil se for opção desbloqueada após a entrega do carros). Ou seja, um total de 8 mil dólares para quem estiver a comprar o carro e quiser tudo isto; ou de 10 mil dólares para quem optar por o fazer mais tarde.

Serei só eu a achar que isto vai ser um grande incentivo a que muitos compradores (especialmente os que comprarem estes veículos usados e que venham com esta capacidade activada) se sintam tentados a recorrer a “hacks” e “cracks” para activar estas funcionalidades extra sem terem que pagar por isso? Não me surpreenderia nada… mas também não me surpreenderia nada ver a própria Tesla também decidir que quando um cliente vende o seu carro, as opções revertem à “versão base”, para que o novo comprador tivesse que as desbloquear novamente. E isto enquanto nos deixa vender o carro… já que começou a ditar as regras sobre o que não será permitido fazer com estes veículos. (link para artigo “Tesla proíbe utilização do modo autónomo para ganhar dinheiro – a não ser na sua própria plataforma”)

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/11/modo-100-autonomo-nos-tesla-obrigara-a-pagar-mais-8-mil-dolares/

Deixar uma resposta