«

»

Nov 14

Imprimir Artigo

Toyota chama mais de 30 mil viaturas às oficinas em Portugal

Os airbags produzidos pela Takata voltam a ser notícia e desta vez os clientes portugueses da Toyota também são afectados.

toyota

A marca de automóveis japonesa anunciou recentemente que vai recolher mais de 30 mil viaturas no nosso país para substituir o airbag, produzido pela Takat, sendo que a nível mundial são 5,8 milhões de viaturas Toyota afectadas (e mais de 23 milhões se juntarmos as de outros fabricantes).

No total são 31.383 as viaturas da Toyota que serão chamadas pela marca às suas oficinas em Portugal para substituição do airbags fabricados pela Tanaka. A anomalia afecta o airbag do passageiro em 21.971 veículos e o airbag do condutor em 9.412. Os principais modelos atingidos pela acção da empresa são o Hilux (KUN 25, 26 e 35), o Auris (E15), o Corolla (E15) e o Yaris (P13 e P90), tendo sido produzidos entre Maio de 2000 e Novembro de 2001 ou entre Abril de 2006 e Dezembro de 2014.

A marca vai contactar directamente, por carta registada, os proprietários das viaturas envolvidas para que estes se dirijam às oficinas da Rede Oficial de Concessionários Toyota, sendo que a operação não tem custos para os clientes e poderá demorar entre uma a três horas.

Segundo o New York Times, o problema gerado centrava-se “no propulsor nitrato de amónio em enchimento do airbag Tanaka. O nitrato de amónio pode desestabilizar, em casos extremos, causando a explosão do dispositivo e o envio de fragmentos de metal para dentro do veículo”. O defeito no fabrico do airbag estará relacionado com, pelo menos, 16 mortes e terá provocado cerca de 100 milhões de lesões, explica o mesmo jornal norte-americano.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2016/11/toyota-chama-mais-de-30-mil-viaturas-as-oficinas-em-portugal/

Deixar uma resposta