«

»

Mar 29

Imprimir Artigo

Renault ZOE E-Sport Concept, um eléctrico “super vitaminado”

A Renault apresentou recentemente o ZOE e-Sport Concept, uma versão “super vitaminada” do seu veículo compacto eléctrico, concebido com base no ZOE de série e beneficiando da experiência adquirida, ao longo de 3 anos, pelo Grupo Renault, no campeonato de Fórmula E.

O ZOE e-Sport Concept pesa cerca de 1400 quilos (incluindo 450 quilos de baterias) e graças à sua carroçaria totalmente em carbono consegue alcançar os 100 km/h em apenas em 3,2 segundos. O chassis integra um arco de segurança tubular em aço, equipado com proteções em Kevlar, que cumpre as normas de segurança da FIA, permitindo ao ZOE e-Sport Concept competir em pista.

No interior, o posto de pilotagem é dedicado à competição e os dois lugares dianteiros estão equipados com baquet’s RECARO (com arnês de competição). O condutor, tal como na Fórmula E, tem acesso a parâmetros de regulação do grupo motopropulsor e de gestão da energia. No painel de bordo, estão disponíveis 3 ilhas centrais, dedicadas ao comando da caixa, ao modo de andamento (4 combinações possíveis) e à repartição da travagem.

O motor do ZOE e-Sport Concept é inspirado nas tecnologias desenvolvidas pelos engenheiros da Renault Sport Racing e pela escuderia Renault e.dams, contando com 2 motores com uma potência total de 340 kW (equivalente a 460 cv); a título de comparação, um monolugar da Fórmula E tem apenas 270 cv de acordo com o regulamento da FIA. Estes motores são idênticos e estão situados na dianteira e na traseira do veículo, utilizando uma tecnologia de tecnologia de íman permanente de alta capacidade. As duas baterias utilizadas neste concept-car Sport Concept possuem uma capacidade de armazenamento de 40 kWh cada.

As prestações do ZOE e-Sport Concept são dignas de registo, destacando-se os já referidos 3,2 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h, a velocidade máxima de 210 km/h (que consegue ser atingida em menos de 10 segundos) e o binário de 640 Nm.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/03/renault-zoe-e-sport-concept-um-electrico-super-vitaminado/

Deixar uma resposta