«

»

Abr 21

Imprimir Artigo

Apple recebe autorização para testar carros autónomos na Califórnia

Depois dos muitos rumores sobre o projecto automóvel da Apple, eis que finalmente surge algo concreto, com a marca de Cupertino a ter obtido as devidas autorizações para testar carros autónomos nas estradas da Califórnia.

Há muito que se fala do interesse da Apple nos carros autónomos (o Project Titan) mas o projecto parecia ter mudado radicalmente de direcção no ano passado, quando se descobriu que afinal a intenção da Apple poderia centrar-se apenas no desenvolvimento de software para condução autónoma e não num automóvel propriamente dito – coisa que ganhou credibilidade com o despedimento e transferência de centenas de pessoas deste projecto para outros.

Segundo as últimas informações, a Apple estaria numa fase em que os responsáveis do projecto têm que demonstrar a viabilidade do mesmo ou arriscarem-se a ter igual tratamento, e poderá ser por isso que finalmente a Apple vem para a estrada.

Não se espere no entanto ver carros “Apple” a circular nas estradas, pois os automóveis de teste que a Apple irá utilizar limitam-se a três Lexus RX 450h de 2015. E uma vez que todos os fabricantes que fazem estes testes são obrigados a fornecer relatórios sobre o comportamento dos seus veículos, em breve sabermos em que patamar a Apple se encontrará face aos concorrentes que também se incluem neste sector, desde a Google à Uber, passando pelos próprios fabricantes de automóveis.

Embora por agora todas as atenções se centrem sobre as capacidades dos carros em se conduzirem sozinhos, penso que a verdadeira revolução será feita ao nível de um sistema de gestão automática das frotas de veículos, e que permita maximizar a eficiência de circulação em larga escala nas cidades… Lá chegaremos!

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/04/apple-recebe-autorizacao-para-testar-carros-autonomos-na-california/

Deixar uma resposta