«

»

Abr 01

Imprimir Artigo

Central de energia solar vai gerar electricidade 24h por dia

Um dos problemas da energia solar é a sua dependência do Sol e incapacidade de gerar energia à noite, quando é mais necessária; mas uma empresa diz ter encontrado a solução e quer criar uma central solar capaz de gerar energia 24h por dia.

As centrais solares têm tido excelentes resultados por todo o mundo, no entanto todas (ou quase todas) sofrem do mesmo problema da dependência do Sol, que as deixa “apagadas” à noite. Mas no Chile foi aprovada a criação de uma central solar que pode gerar energia 24h por dia, e nem sequer precisa de soluções futuristas de espelhos em órbita a redireccionar a luz do Sol cá para baixo.

Na verdade, a solução nem é nova, pois o mesmo conceito já foi aplicado noutras centrais. Em vez de recorrer a dispendiosas baterias para acumular energia durante o dia para a disponibilizar à noite, esta central solar térmica transfere o calor solar para um fluido de sal derretido (a 566ºC) que pode ser recuperado à noite para manter as turbinas em funcionamento.

Acaba por ser uma “bateria térmica” que permite fazer um melhor aproveitamento da energia solar quando mais ela é precisa, sendo que cada torre desta central terá capacidade para guardar 13h de energia de reserva através deste método, num total de 5.8GWh.

… E assim se tem direito a energia solar… à noite!

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/04/central-de-energia-solar-vai-gerar-electricidade-24h-por-dia/

Deixar uma resposta