Honda diz que terá carros 100% autónomos em 2025

O tema dos carros autónomos tem dado muito que falar, com empresas como a Google e Tesla a apostarem em força nessa tecnologia. Do lado dos fabricantes de automóveis isso tem sido feito de forma mais cautelosa, e a Honda diz que só para 2025 é que teremos carros com condução 100% autónoma.

A Honda não tem estado alheia às movimentações nesta área dos automóveis autónomos, mas avança com datas bastante mais cautelosas (e talvez realistas) para a chegada dos carros 100% autónomos, capazes de conduzir sem necessitar da atenção permanente do condutor, como acontece com a maioria dos sistemas actuais.

Os planos da marca nipónica são de lançar sistemas com condução autónoma parcial, para circulação em auto-estradas e vias rápidas, em 2020; com sistemas de nível 4, capazes de conduzir o veículo em todas as estradas, sem atenção do condutor, esperados para 2025.

É uma data que parece jogar pelo seguro, ainda mais considerando que para os carros autónomos circularem será necessário também ter mapas bastante mais detalhados que os que são utilizados actualmente; mas também se poderá dar o caso de que a pressão acrescida por parte da Tesla, Google, e outras, faça com que os fabricantes tenham que acelerar o passo e adiantar os seus planos.

… No entanto, já sabemos que na indústria automóvel as coisas raramente acontecem a alta-velocidade… pelo que vai ser interessante se a velocidade das empresas tecnológicas as conseguirá acelerar, ou se serão estas a ser contagiadas pela maior demora e cautela de trazer para o mercado estas tecnologias.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *