Airbus mostra como funcionarão os seus mini aviões autónomos

O ano passado ficamos a conhecer o projecto Vahana da Airbus, para criação de uma rede de mini aviões eléctricos autónomos. Agora a Airbus mostra-nos como seria a experiência de utilização deste serviço.

Se muitas pessoas se sentirão perfeitamente satisfeitas a viajar no solo (ou no subsolo, se Elon Musk chegar a criar a rede de túneis que pretende criar) usando serviços estilo Uber mas com carros autónomos, haverá outras situações onde o recurso a um mini avião poderá tornar-se mais apelativo – por exemplo, para atravessar terreno mais complicado (estradas de montanha, rios, etc.)

Mas, segundo a visão da Airbus para este Vahana, para o utilizador final a experiência de utilização seria bastante idêntica à de um serviço de “ride hailing”, em que bastará pegar numa app e fazer o pedido de recolha e dizer para onde se quer ir. Tudo o resto seria tratado automaticamente.

A Airbus espera ter um protótipo funcional a voar ainda este ano, mas planos para que um serviço deste tipo se torne realidade em termos comerciais é algo para o qual ainda nem sequer avançam com um prazo…

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *