«

»

Jul 17

Imprimir Artigo

Renault celebra 40 anos na Fórmula 1 com lançamento de “Chaleira Amarela”

Para festejar 40 anos desde a sua primeira presença na Fórmula 1, a Renault decidiu recriar esta “anedota” do passado e criou, desta vez, a verdadeira chaleira amarela: “The Yellow Teapot”.

A decisão da Renault de entrar no exclusivo mundo da Fórmula 1 foi tomada em 1975 e tornou-se efectiva em 1977, com um primeiro monolugar denominado RS01. A entrada na Fórmula 1 estava intimamente ligada aos avanços tecnológicos, à época, no que dizia respeito ás motorizações. Depois de meses de estudos, a Renault escolheu introduzir um motor turbocomprimido, um tipo de motorização absolutamente inédito na Fórmula 1.

Foi em 1977, no Grande-Prémio de Silverstone, que a Renault se posicionou na grelha de partida com o primeiro Fórmula 1 da história com motor turbo. Como acontece frequentemente com novas e, neste caso, revolucionárias tecnologias, a fiabilidade é menor. O RS01, cuja cor dominante era o amarelo, mas também o branco e o negro, teve de entrar bastantes vezes nas boxes, libertando um fumo branco sinónimo de problema no motor. Foi Ken Tyrrell, patrão da escuderia com o seu nome que, ao ver o monolugar fumegante entrar na via das box, o apelidou, por piada, de “Yellow Teapot” (a chaleira amarela). A expressão foi a pouco e pouco ganhando adeptos e o RS01 acabou a ser conhecido como The Yellow Teapot.

A primeira vitória da Renault na Fórmula 1 aconteceu apenas dois anos mais tarde, com o RS01, no Grande-Prémio de França de 1979, disputado no circuito de Dijon. Este sucesso de Jean-Pierre Jabouille, engenheiro e piloto do RS01, foi uma proeza pela rapidez com que uma nova equipa ganhou um Grande-Prémio. Este triunfo e os que se seguiram validaram o conceito do Turbo na Fórmula 1 e impuseram o respeito das restantes escuderias, à cabeça das quais a Tyrell.

Esta chaleira irá equipar as cozinhas do restaurante do “Atelier Renault”, nos Campos Elísios, em Paris. O design da Yellow Teapot inspira-se no passado e no presente, do RS01 ao novo RS17, e utiliza mesmo a pintura oficial deste último.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/07/renault-celebra-40-anos-na-formula-1-com-lancamento-de-chaleira-amarela/

Deixar uma resposta