«

»

Ago 07

Imprimir Artigo

Fabricantes alemães de automóveis acusados de criarem “cartel”

O caso dieselgate da VW continua a dar que falar, e agora surge um processo que acusa cinco grandes fabricantes de terem criado um “cartel” que deliberadamente limitou o desenvolvimento da tecnologia e escondeu as emissões poluentes ao longo das últimas décadas.

As dúvidas sobre se a VW seria a única a recorrer a batotas para esconder as emissões poluentes dos seus veículos para o efeito dos testes de poluição há muito que se colocam, com vários fabricantes a tentarem escapar às comparações (ou escrutínio) de todas as formas que podem – ainda recentemente a Mercedes tomou a decisão “preventiva” de chamar centenas de milhares de automóveis para uma “afinação”. Mas há quem não queira deixar que o assunto fique esquecido ou arrumado nos bastidores, e avança com um processo contra aquilo que é chamado o círculo dos cinco.

Este círculo consiste na VW, Audi, BMW, Daimler (Mercedes) e Porsche, sendo que também a Bosch é chamada para o processo, por ser o fornecedor dos sistemas que permitiam fazer a batota e esconder as emissões. Mas o caso não se limita ao caso dieselgate, acusando estas empresas de partilharem informações e limitam o ritmo de desenvolvimento, combinando também em quais seriam os fornecedores que aceitariam “no círculo”, que teriam que jogar pelas suas regras – prejudicando os restantes fornecedores.

Se será coincidência que isto aconteça quase em simultâneo com o lançamento do Model 3 da Tesla, isso ninguém poderá saber; mas de qualquer forma, tanto a França como o Reino Unido já avançaram com a intenção de proibirem carros com motor de combustão a partir de 2040… pelo que, a bem ou a mal… estas marcas (e todas as outras) têm que se ir preparando para se tornarem exclusivamente eléctricas a ritmo acelerado.

(publicado originalmente no AadM)

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/08/fabricantes-alemaes-de-automoveis-acusados-de-criarem-cartel/

Deixar uma resposta