«

»

Ago 04

Imprimir Artigo

Tesla Model 3 de “35 mil” dólares afinal custa 44 mil (ou mais)

A Tesla já fez a entrega simbólica dos primeiros Model 3, mas a ideia de que este será o Tesla económico “para todos” com um preço de 35 mil dólares é, pelo menos por agora, uma ilusão. Quem quiser um Model 3 terá que se mentalizar para pagar quase o dobro!

A produção dos Model 3 ainda está a ser feita em volumes bastante reduzidos, e por agora a Tesla nem sequer está a produzir os modelos mais baratos que poderão ser comprados ao preço “chamariz” que tinha sido anunciado. Durante estes primeiros meses apenas se produzirão Model 3 com bateria de maior capacidade, com autonomia para 500km, e que implica logo o pagamento adicional de mais 9 mil euros, elevando o preço base para os 44 mil dólares.

Adicionem-se alguns mimos, como a escolha da cor para além do preto base ($1000), jantes ($1500), tecto panorâmico em vidro ($5000, e que inclui outros melhoramentos como colunas, portas USB, espelhos e bancos eléctricos, etc.), piloto automático ($5000) e condução autónoma ($3000)… e o Model 3 para todos fica com um preço de $59500 que já não será “para todos”.

É certo que isto dos “extras” facilmente encarecerem um carro não é nenhuma novidade (quem já tiver brincado com os configurados das marcas germânicas saberá a facilidade com que a escolha de alguns extras pode facilmente adicionar dezenas de milhares de euros ao valor final do carro) mas neste caso poderemos dizer que estas são opções que se tornam praticamente “indispensáveis” para quem está interessado num Model 3 (e ainda não estamos a falar de um Model 3 “D” com dois motores eléctricos, que elevará ainda mais o preço quando eventualmente ficar disponível).

Mas nem tudo é mau… Pelo lado positivo, o Model 3 é o carro mais barato em relação preço/autonomia, com $141.94/milha; menos de metade do custos dos restantes modelos da Tesla, e até de modelos como o Nissan Leaf, que ficam para cima de $280 por cada milha de autonomia.

Por agora, o que interessa saber é quantas das 300 ou 400 mil encomendas poderão ser canceladas ao descobrirem que o seu Model 3 de 35 mil dólares afinal será um carro que custará quase 60 mil dólares – ou se teremos grande parte das pessoas a optar deliberadamente pela versão base, esperando que mais tarde venha a ser possível fazer “jailbreak” para desbloquear as funcionalidades de condução autónoma sem pagar por isso, já que supostamente todos os Model 3 virão com o hardware necessário para isso, permitindo o seu upgrade remoto caso o cliente (ou novo dono, no caso de comprar o carro sem segunda mão) decida fazê-lo no futuro.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/08/tesla-model-3-de-35-mil-dolares-afinal-custa-44-mil-ou-mais/

Deixar uma resposta