«

»

Set 21

Imprimir Artigo

Renault deu a conhecer o concept car SYMBIOZ

A Renault deu a conhecer, no Salão de Frankfurt, o SYMBIOZ, um concept-car que funciona em perfeita harmonia com a casa. O SYMBIOZ materializa a visão dos veículos autónomos, eléctricos e conectados num futuro que permitirá aos automóveis interagir com a casa e a cidade, mas também os outros automóveis e as infraestruturas conectadas.

O concept-car Renault SYMBIOZ é impulsionado por motores 100% eléctricos que se inserem na estratégia Z.E. (Zero Emissões) da Marca. A Renault desenvolveu o SYMBIOZ para garantir que a casa e o automóvel partilham as respectivas energias. Os kWh são gerados por uma rede partilhada entre o automóvel e a casa, num ambiente regido por uma inteligência artificial capaz de antecipar as necessidades. Por exemplo, é possível programar o sistema de forma a utilizar a energia armazenada nas baterias do automóvel para alimentar, temporariamente, os aparelhos de iluminação, os ecrãs ou outros dispositivos da habitação durante os picos de consumo. Em caso de falha de corrente, o sistema adapta-se automaticamente e a transferência de energia pode ser seguida e regulada através de um ecrã instalado em casa ou do quadro de instrumentos do automóvel.

No Salão de Frankfurt, a Renault revelou uma casa e um concept-car em modos estático e dinâmico. Num primeiro cenário, o SYMBIOZ entra na casa, transformando-se em mais uma divisão, modular, sob a forma de um espaço útil, móvel e conectado, estacionado no interior e, depois, no exterior da estrutura física, ilustrando a visão da Renault como uma extensão da casa. O habitáculo é generoso, graças a uma arquitectura de tipo propulsão, sem túnel, com dois motores instalados sobre o trem traseiro e baterias bem acomodadas sob o piso. A combinação de um quadro de instrumentos retráctil e bancos dianteiros rotativos é idealmente compatível com a condução autónoma “Mind off”.

Neste modo, o condutor pode facilmente descontrair-se e conversar, ler um livro ou desfrutar de um acesso total ao seu ambiente digital pessoal. A tecnologia de personalização permite, também, a detecção automática dos ocupantes para configurar os bancos, a música e outros elementos ligados à vida digital dos passageiros.

Um veículo de demonstração, eléctrico, autónomo e conectado, que trará para a realidade numerosos elementos do SYMBIOZ, estará disponível para ensaios no final do ano e apresentará funcionalidades inerentes ao conceito “Easy Connect”, soluções de serviços de mobilidade e conectados de nova geração e, ainda, a tecnologia de condução autónoma da Renault, que será, progressivamente, implementada sob a designação “Easy Drive”.

A versão de demonstração do SYMBIOZ foi concebida em associação com vários parceiros:

  • A LG está envolvida no desenvolvimento da interface homem-máquina
  • A Ubisoft fornece a experiência de realidade virtual do quadro de instrumentos para o modo de condução autónoma
  • A Devialet desenvolve uma nova experiência utilizador, através de um sistema de som avançado
  • A Sanef trabalha os aspectos da comunicação entre o automóvel e as infraestruturas rodoviárias
  • A TomTom contribui para o desenvolvimento, graças às suas competências em geolocalização
  • A IAV participa com os seus conhecimentos técnicos no domínio da condução autónoma

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/09/renault-deu-a-conhecer-o-concept-car-symbioz/

Deixar uma resposta