«

»

Out 26

Imprimir Artigo

Noruega vai construir o primeiro túnel para navios do mundo

O governo norueguês deu luz verde à construção, por debaixo de uma montanha, do primeiro túnel marítimo do mundo, que permitirá a navios de grandes dimensões evitar as águas mais perigosas do país. A obra tem um custo previsto de quase 300 milhões de euros e obrigará a retirar aproximadamente oito milhões de toneladas de rochas, segundo informação da Administração Costeira da Noruega.

Segundo o ministro norueguês dos transportes, Ketil Solvik-Olsen, “o túnel para navios de Stad vai finalmente ser construido”. A obra terá 1,7 quilómetros de comprimento, 50 metros de altura e 36 de largura. Noutros locais do mundo, como no Canal de Midi, em França, já existem túneis para grandes barcaças, mas o de Stad será o primeiro a ter capacidade para a navegação de navios até 16 mil toneladas, tanto de transporte de passageiros como de mercadorias. Um destes navios será o icónico Bergen-Kirkenes Coastal Express, que liga as regiões sul e norte da Noruega.

O governo da Noruega acredita que esta obra monumental aumentará a actividade industrial e comercial no país. O coordenador do projecto, Terje Andreassen, acredita que as obras podem começar em 2019 e devem ter uma duração de quatro anos. Se os prazos mais optimistas forem cumpridos, em 2023 os navios já deverão navegar no túnel de Stad.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/10/noruega-vai-construir-o-primeiro-tunel-para-navios-do-mundo/

Deixar uma resposta