«

»

Nov 14

Imprimir Artigo

Nissan testou protótipo totalmente autónomo nas ruas de Tóquio

A Nissan testou recentemente na via pública, em Tóquio, um protótipo com a sua tecnologia de condução autónoma mais avançada, planeada para entrar em comercialização a partir de 2020.

A Nissan Motor Corp. testou a próxima geração da sua tecnologia ProPILOT instalada num INFINITI Q50. A tecnologia permite que o veículo funcione de forma autónoma em ruas urbanas e vias rápidas, desde que o condutor selecciona um destino usando o sistema de navegação até à chegada a esse destino.

A inteligência artificial do protótipo usa informação de 12 sonares, 12 câmaras, radares de onda de nove milímetros, seis scanners laser e um mapa de alta definição para analisar cenários complexos em tempo real e navegar de forma suave através das condições desafiantes da cidade, incluindo cruzamentos com tráfego intenso. Estas actualizações de hardware, em conjunto com as melhorias de software introduzidas, também garantem transições suaves ao encontrar obstáculos na estrada. Daqui resulta uma sensação semelhante à da condução humana, o que transmite tranquilidade aos passageiros.

O engenho é o cerne de tudo o que fazemos na Nissan“, disse Takao Asami, Vice-presidente Sénior da Nissan responsável pela pesquisa e engenharia avançada. “O nosso protótipo com a próxima geração ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para utilização no mundo real a partir de 2020. Os testes de hoje são outro exemplo do nosso trabalho bem-sucedido para a criação de um futuro de condução autónoma acessível para todos“.

Esta demonstração vem no seguimento do recente lançamento do novo Nissan LEAF com zero emissões, equipado com a primeira fase da tecnologia ProPILOT, que permite a condução autónoma em faixa única de autoestrada. A crescente gama de modelos da Nissan com tecnologia ProPILOT já inclui a Nissan Serena, o X-Trail e o Rogue e será ampliada pelo Qashqai em 2018.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/11/nissan-testou-prototipo-totalmente-autonomo-nas-ruas-de-toquio/

Deixar uma resposta