«

»

Nov 10

Imprimir Artigo

Novas CB1000R e Africa Twin “Adventure Sports” lideram lista de novidades Honda

A Honda revelou há dias a sua gama completa de modelos para 2018, no salão EICMA de Milão, com a introdução de cinco modelos novos e dois extensivamente actualizados, juntamente com versões “concept” (protótipos) de dois modelos lendários da marca japonesa.

CB1000R, CB300R e CB125R: um novo estilo naked

2018 CB1000R+

A CB1000R encabeça este trio de modelos naked, com uma identidade nova e única, desenvolvida sob o tema de design “Neo Sports Café”. Este novo estilo mistura inspirações “sports naked” e “café racer”. Apesar de todos os componentes terem sido seleccionados com o feito estético em mente, não falta nada à CB1000R em termos de performances e especificações: menos 12 kg de peso e mais 15 kW de potência em relação à anterior geração da CB1000R originam 20% de melhoria na relação peso/potência. Os múltiplos modos de condução, com diferentes combinações de potência, travão-motor e controlo de binário combinam-se com o sistema de acelerador electrónico TBW.

Os dois modelos que partilham este novo aspecto com a sua irmã mais velha oferecem uma “porta de entrada” no mundo das motos. A CB300R e a CB125R foram ambas construídas para uma condução divertida, com motores de baixo peso e rotação livre. Mas também estão equipadas com forquilhas USD de especificações elevadas e 41 mm de diâmetro, suspensão traseira com regulação da pré-carga da mola, pinças dianteiras radiais de 4 êmbolos e diversas outras características habitualmente encontradas apenas em motos de cilindrada bastante mais alta, como seja o painel de instrumentos LCD, iluminação de LEDs e sistema ABS de base IMU.

A Africa Twin renovada recebe uma nova versão “Adventure Sports”

2018 Africa Twin Adventure Sports

A nova versão Adventure Sports da CRF1000L Africa Twin assinala o 30º aniversário do lançamento na Europa de um dos nomes mais celebrados da história do motociclismo mundial. Com o mesmo esquema cromático do modelo original, este novo modelo foi construído para ir anda mais longe nos trilhos e nas aventuras fora-de-estrada. O depósito desta nova versão tem mais 4,5 litros de capacidade do que a CRF1000L Africa Twin base, suspensões de maior curso, posição de condução mais alta e maior altura ao solo, para além de punhos aquecidos, protecção de cárter de maiores dimensões e barras de protecção das carenagens. As actualizações do modelo-base da Africa Twin também estão reflectidas nesta versão Adventure Sports, incluindo sistema de gestão do motor por acelerador electrónico Throttle-by-wire e quatro modos de condução, controlo de binário HSTC de parâmetros alargados e revisões ao nível da admissão e do escape, para respostas ainda mais poderosas na faixa de média rotação.

X-ADV, mais pronta que nunca para a acção fora-de-estrada

Após entrar de rompante no mercado em 2017 e vender quase 10.000 unidades nos primeiros 8 meses, a “moto SUV da Honda” – que combina as funcionalidades de uma scooter com o dinamismo de uma moto de aventura – surge agora equipada com ainda mais capacidade off-road, neste modelo para 2018. A inclusão de um sistema HSTC de controlo de binário e de um interruptor G a permitir mudanças de velocidade mais directas, oferece um leque alargado de performances para quando termina o alcatrão e começam os trilhos. A versão de 35 kW da X-ADV alarga a atracção deste modelo aos detentores de carta A2.

A GL1800 Gold Wing chega à Europa

2018 GL1800 Goldwing Tour

A nova GL1800 Gold Wing faz a sua estreia em solo europeu no Salão EICMA de Milão de 2017. Um modelo sinónimo de viagens em conforto, luxo e qualidade há mais de 40 anos, a nova Gold Wing foi totalmente redesenhada e está agora mais focada, mais leve e mais compacta. O seu monumental motor de seis cilindros opostos possui agora 4 válvulas por cilindro, acelerador electrónico Throttle-by-wire, 4 modos de condução, sistema de controlo de binário HSTC e sistema Hill Start Assist para assistência aos arranques em subida. O novo chassis apresenta um quadro de dupla trave em alumínio, suspensão dianteira de duplos braços sobrepostos e monobraço oscilante Pro-Arm.

A Gold Wing é a única moto a ter como opção uma versão com airbag e a compatibilidade com o protocolo Apple CarPlay é outra das inovações Honda no domínio das motos. Ainda como opção, a Gold Wing pode vir equipada com a terceira geração do exclusivo sistema DCT de transmissão de dupla embraiagem da Honda que disponibiliza sete velocidades – o complemento perfeito para as fantásticas capacidades da Gold Wing de “devorar quilómetros”.

A evolução da popular séria NC continua

Para 2018, a fantástica e apelativa gama de modelos NC, composta pela NC750X, NC750S e Integra está agora também ao alcance dos detentores de carta A2 graças à inclusão de versões destes modelos limitadas a 35 kW. Todos estes tês modelos viram o limite de rotação dos seus motores subir 900 rpm (até ás 7.500 rpm), permitindo assim a utilização natural de todas as performances do motor a uma faixa de rotação mais elevada; tanto a NC750X como a Integra também beneficiam da inclusão do sistema HSTC de controlo de binário variável.

Versões protótipo de dois modelos pequenos mas com uma história enorme

Monkey 125 Concept

Ao lado de todos estes novos modelos, temos dois protótipos – ambos com o logótipo original da Honda – que conferem um aspecto atraente mas com alguma nostalgia à participação da Honda no salão EICMA de 2017. A Monkey, um modelo muito amado e especial para a Honda aparece agora exposta numa proposta que monta um motor monocilíndrico horizontal de 125 cm³ numa plataforma inconfundível, agora equipada com toques modernos tais como luzes de LEDs, sistema Smart Key, forquilha USD e instrumentos digitais.

Finalmente, a Super Cub concept é um protótipo do que seria a versão moderna deste clássico instantaneamente reconhecível. Tendo alcançado no mês passado a fantástica marca de 100 milhões de unidades vendidas, esta versão concept vem escrever agora um novo parágrafo na história de 59 anos da Super Cub, numa proposta ultramoderna da atracção continuada deste modelo clássico.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/11/novas-cb1000r-e-africa-twin-adventure-sports-lideram-lista-de-novidades-honda/

Deixar uma resposta