«

»

Nov 01

Imprimir Artigo

Passadeiras em 3D para reduzir a velocidade dos automobilistas

Uma pequena localidade na Islândia pintou umas originais passadeiras de peões que, graças a um efeito óptico, conseguem que os condutores reduzam a velocidade ao passarem pelo local.

Ísafjörðu é uma localidade com menos de 3.000 habitantes, mas ficou famosa devido à instalação destas passadeiras em 3D. O efeito óptico que a pintura destas passadeiras causa nos condutores, faz com que estes reduzam significativamente a sua velocidade, perante a ilusão de ver barras a flutuar sobre o asfalto.

A empresa Vegamálun GÍH foi a responsável pelo desenho desta passadeira e segundo Gautur Ívar Halldórsson, o seu director, a inspiração surgiu através de desenhos similares que existem em Nova Deli, capital da Índia. A passadeira de Nova Deli que inspirou a empresa islandesa foi pintado no ano passado e obteve resultados tão positivos que estão planeadas mais 24 passadeiras semelhantes para toda a cidade indiana.

De qualquer forma, o director da Vegamálun GÍH, já disse que estes novos desenhos das passadeiras poderão transformar-se num inconveniente, pois desde a sua instalação esta converteu-se numa paragem obrigatório para os turistas.

É claro que a ideia também só terá bons resultados enquanto os automobilistas não conhecerem esta passadeira, pois com o hábito de verem “barras a flutuar sobre o asfalto” o efeito surpresa rapidamente deixará de funcionar.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2017/11/passadeiras-em-3d-para-reduzir-a-velocidade-dos-automobilistas/

Deixar uma resposta