«

»

Jan 12

Imprimir Artigo

Drift do BMW M5 bate dois recordes do Guiness

A BMW conseguiu alcançar dois recordes do Guiness World of Records no passado mês de Dezembro com o seu novo BMW M5, um dos mais interessantes lançamentos do ano passado graças, em grande parte, ao facto desta berlina desportiva se apresentar pela primeira vez com tracção integral M xDrive.

A versão anterior do BMW M5 conseguiu, em 2013, um record de drift de 82 quilómetros numa hora e nada melhor que esta marca ser superada pela actual geração do desportivo alemão, através de uma façanha, no mínimo, espectacular.

O BMW M5 F90 pretendia recuperar o recorde (entretanto “roubado” por um Toyota GT86 que fez um drift de 165 quilómetros) na sua pista de testes na Carolina do Sul, Estados Unidos, e desde o primeiro momento que foi estabelecido um objectivo: derrapar durante 8 horas e conseguir percorrer a maior distância possível. Mas esta era uma tarefa difícil de alcançar, porque para fazer drift durante 8 horas seria necessário reabastecer a viatura, até porque se parassem a viatura, adeus recorde. E então, qual a solução para o problema?

A solução foi abastecer em movimento! O BMW M5 que tentava alcançar o recorde, pilotado por Johan Schwartz, tinha como aliado um outro M5, conduzido por Matt Mullins e com o mecânico Matt Butts equipado com uma mangueira especial para realizar o abastecimento. Com uma coordenação perfeita, o segundo M5 entrava na pista e aproximava-se cuidadosamente do M5 “principal”, mas o abastecimento tinha de ser feito com este segundo M5 também em pleno drift. Ou seja, manobra de abastecimento em movimento, que já não é fácil, mas com a agravante de ambos os M5 estarem a fazer drift lado-a-lado!

O mecânico tinha de se colocar quase todo fora da janela traseira do segundo M5 e encaixar a mangueira num tampão especial do depósito. Esta complexa e perigosa da manobra de abastecimento foi executada com sucesso por cinco vezes durante as 8 horas de drift, apesar de alguns percalços sem consequências de maior.

Após as 8 horas previstas o BMW M5 conseguiu bater o record de drift ao percorrer a distância de 374,17 quilómetros, deixando a grande distância as marcas anteriores. Mas a BMW conseguiu estabelecer um segundo record do Guiness para o mais longo drift com dois veículos lado-a-lado: os pilotos Schwartz e Mullins conseguiram fazer drift em simultâneo durante uma hora, percorrendo 79,3 quilómetros.

No vídeo abaixo é possível observar a complexidade do abastecimento em movimento, uma manobra que implicava alguns riscos como o mecânico ficar entalado entre as viaturas ou que a alta pressão da gasolina (em apenas 50 segundos eram abastecidos 70 litros de combustível) saltasse para fora.

 

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/01/drift-do-bmw-m5-bate-dois-recordes-do-guiness/

Deixar uma resposta