«

»

Jan 15

Imprimir Artigo

Nissan constrói o maior telhado solar dos Países Baixos

A Nissan Motor Parts Center (NMPC) em Amesterdão iniciou a construção do maior telhado solar colectivo nos Países Baixos. Com 8.911 painéis capazes de gerar 2,7 milhões de kWh/ano, este projecto é co-financiado através do “crowdfunding” ZonnepanelenDelen, um fundo de títulos de investimento colectivos criado para o efeito.

A Nissan Motor Parts Center é a primeira empresa nos Países Baixos a disponibilizar o seu telhado a outras entidades e pessoas externas para a produção de energia renovável em grande escala. A electricidade gerada é suficiente para satisfazer o consumo eléctrico de 900 lares e a primeira fase vai estar operacional no fim de Fevereiro, e o projecto estará terminado na sua totalidade em Maio deste ano.

Com a instalação deste enorme telhado solar, a Nissan está a dar mais um exemplo da sua visão de Mobilidade Inteligente Nissan, em que a energia renovável desempenha um papel chave.

Um aspecto interessante acerca deste projecto, para além da grande escala, é que o público em geral pode participar no projecto. “Um título ZonneDelen custa 25 euros. Qualquer pessoa que apoia a energia solar, mas não tem um telhado no qual possa instalar os painéis solares, pode contribuir directamente para o crescimento da energia renovável através destas ZonneDelen“, afirma Sven Pluut, um dos fundadores da ZonnepanelenDelen. A participação gera um retorno sustentável ao longo de 15 anos e que é baseado na quantidade de energia solar gerada e nos preços vigentes da electricidade. O retorno é pago anualmente.

O projecto de “crowdfunding” conseguiu angariar € 501.800, contando com um total de 413 participantes. Graças a um esquema de subsídio (SDE+, Estimulação da Produção de Energia Renovável), o Painel Solar da Nissan está a garantir um preço mínimo pelos kWh produzidos ao longo da sua vida útil. O ASN Bank e o fundo de sustentabilidade do município de Amesterdão contribuem com um financiamento conjunto ao projecto no valor de 3,2 milhões de euros.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/01/nissan-constroi-o-maior-telhado-solar-dos-paises-baixos/

Deixar uma resposta