«

»

Fev 16 2018

França proíbe utilização de smartphone – mesmo com o carro parado

Basta andar na estrada para se comprovar a imensa quantidade de pessoas que utilizam o telemóvel / smartphone enquanto conduzem, mas em França os condutores passarão a ser multados mesmo que tenham encostado na berma para ler ou enviarem uma mensagem.

Ninguém tem dúvidas de que a melhor coisa a fazer enquanto se conduz é estar de olhos – e atenção – postos na estrada. A utilização do smartphone enquanto se está ao volante deverá resumir-se a coisas como usar uma app de navegação, ou eventualmente dar-lhe uso através de comandos de voz para ler ou enviar mensagens. Mas, se uns não se sentem intimidados pelas multas e pontos negativos na carta e continuam a usar o smartphone enquanto conduzem, outros têm um pouco mais de consciência e encostam a viatura assim que possível, para poderem dedicar a sua atenção ao smartphone… e é precisamente estes que passam a ser os novos alvos para a multa em França.

Em França, como na maioria dos países, existe uma lei que proíbe a utilização de smartphones e telemóveis “na mão” enquanto se está em circulação. O problema é que a interpretação da definição do que constitui um veículo “em circulação” parece ser demasiado vasta, e passaram a considerar que até um veículo parado na berma com o utilizador a mexer no smartphone seja considerado como estando em circulação, e portanto sujeito a multa. Mas ainda fica melhor…

A multa continua a aplicar-se mesmo que o condutor tenha imobilizado o veículo e desligado o motor da viatura!

Segundo esta nova interpretação, o veículo só passa a não estar em “circulação” quando estiver devidamente parado num local destinado ao estacionamento; havendo no entanto uma excepção que permite ao condutor usar o telemóvel com o carro na berma… se tal se dever a uma avaria.

… Enfim… talvez o mais seguro seja, quando encostarem para usar o telemóvel, saírem do lugar do condutor e passar para o lugar do passageiro; e se a polícia aparecer, dizem que o condutor foi só “ali ao lado” e que volta já de seguida… 😛

Publicado originalmente no AadM

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/02/franca-proibe-utilizacao-de-smartphone-mesmo-com-o-carro-parado/

Deixar uma resposta