«

»

Fev 27

Imprimir Artigo

Grupo PSA e Qualcomm aceleram testes C-V2X para a comunicação entre veículos

O Grupo PSA e a Qualcomm estão a acelerar o processo de integração da tecnologia de comunicação C-V2X (Cellular Vehicle-to-Everything). Um dos objectivos consiste no teste desta tecnologia, como primeiro passo para a implantação das comunicações 5G no sector automóvel, permitindo a comunicação directa entre os veículos.

Desde os primeiros testes, realizados em Fevereiro de 2017, ambas as empresas estão a colaborar nos testes da tecnologia C-V2X, segundo as especificações da parceria de 3ª geração na banda dos 5,9 GHz (PC5). Esta tecnologia destina-se a ser explorada no âmbito do sistema de transportes inteligente (STI), fazendo-se as comunicações através das redes dos operadores de telecomunicações comerciais.

Por ocasião do evento inOut, sobre mobilidade digital, que se realizará em Rennes, já no próximo mês de Março, várias viaturas PSA estarão dotadas da tecnologia C-V2X, integrando o chip 9150 C-V2X e a plataforma da Qualcomm, dotando-se de uma elevada capacidade de ajuda à condução; comunicando entre si, os veículos poderão assinalar eventuais perigos que surjam nos limites das estradas, como viaturas que circulem a baixa velocidade ou que se encontrem imobilizadas.

A tecnologia C-V2X é uma solução de comunicação entre diferentes veículos e entre estes e as infraestruturas, contribuindo para aumentar a segurança rodoviária, para melhorar o fluxo de tráfego nas estradas e para implementar a condução automatizada.

Na sua próxima versão, a tecnologia C-V2X irá integrar uma função 5G New Radio (NR) que permitirá a conectividade em banda larga de muito baixa latência, de uma alta fiabilidade para utilizações avançadas de condução autónoma, nomeadamente através de sensores de banda larga, partilha de conteúdos e actualizações de mapas 3D de alta definição.

Para promover a expansão global do ecossistema C-V2X, o Grupo PSA juntou-se, recentemente, à 5G Automotive Association (5GAA), organização interprofissional que incentiva comunicações C-V2X, directas e através de redes. Conta hoje com mais de 70 membros a nível mundial, incluindo fabricantes de automóveis e seus fornecedores, operadores de telecomunicações móveis, fabricantes de semicondutores, fornecedores de equipamentos de teste, exploradores de redes de telecomunicações e fornecedores de software e equipamento STI.

A tecnologia C-V2X estará em demonstração no stand da Qualcomm no MWC, que decorre em Barcelona até ao dia 1 de Março e também no evento inOut, certame que se realizará a partir de 14 de Março, em Rennes (França).

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/02/grupo-psa-e-qualcomm-aceleram-testes-c-v2x-para-a-comunicacao-entre-veiculos/

Deixar uma resposta