«

»

Mar 12

Imprimir Artigo

Renault apresentou o EZ-GO, um veículo autónomo concebido para a mobilidade urbana partilhada

A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um “robot-veículo”, de mobilidade por medida, cujo objectivo é promover novas formas de deslocação nas cidades congestionadas.

Simultaneamente veículo e serviço, o Renault EZ-GO é, segundo a marca francesa, o primeiro concept de “robot-veículo” eléctrico, autónomo e partilhado, que permite aos utilizadores deslocarem-se desde um local identificado – por exemplo, uma estação – ou geolocalizado por uma aplicação.

Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.

O EZ-GO é, ao mesmo tempo, um serviço e um “robot-veículo” partilhado, destinado a ser explorado tanto por empresas privadas como públicas. Representa uma alternativa aos veículos particulares e aos transportes públicos, como o metropolitano ou o autocarro. O EZ-GO foi concebido para transportar pessoas sozinhas ou em pequenos grupos. Disponível a pedido, através de uma aplicação ou em estações fixas espalhadas pela cidade, este “robot-veículo” associa a flexibilidade e o conforto do veículo individual à eficácia e segurança dos transportes colectivos, que permitem aos passageiros não se preocupar com a estrada.

Graças a uma arquitectura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo alarga ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e permite que a luz do dia invada todo o habitáculo, graças ao tecto panorâmico de vidro. Uma vez conectado à sua paragem, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada a bordo com toda a simplicidade tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.

O Renault EZ-GO está dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4, o que significa isto que é capaz de conservar a distância para o veículo da frente, manter-se ou mudar de faixa de rodagem e virar sozinho num cruzamento. Também pode, de forma autónoma ou através da sua ligação com o centro de controlo, colocar-se em modo de segurança em caso de incidentes excepcionais nas proximidades. O Renault EZ-GO favorece activamente a segurança dos passageiros, graças à velocidade máxima de 50 km/h. Além disso, a amplitude da sua porta frontal permite entrar e sair do veículo com toda a segurança e longe da zona de circulação, com iluminação do local onde a plataforma se irá estender no solo.

A tecnologia de quatro rodas directrizes Renault 4CONTROL foi igualmente incorporada no veículo, para favorecer a agilidade e a segurança.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/03/renault-apresentou-o-ez-go-um-veiculo-autonomo-concebido-para-a-mobilidade-urbana-partilhada/

Deixar uma resposta