«

»

Abr 18

Imprimir Artigo

Grupo Volkswagen inicia testes de estacionamento autónomo

A Audi e a Volkswagen estão actualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implementação em veículos de produção em série a partir de 2020.

No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo a partir de casa, utilizando uma aplicação, e, depois, simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento eléctrico –, com base num mapa do estacionamento. Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros
clientes em vários andares de estacionamentos seleccionados, a partir do início da próxima década.

A orientação é fornecida aos veículos por marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento, uma abordagem que pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento. Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas que ele espera poderão ser entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavandaria realiza a entrega das roupas directamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se parado na saída do parque. A facturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, efectuando-se também através da aplicação.

O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança. Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas. A etapa seguinte será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.

Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes activos. Como tal, serão capazes de reconhecer objectos e reagir de acordo, seja contornando-os, travando ou imobilizando-se completamente. Para isso, os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultrassons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.

 

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/04/grupo-volkswagen-inicia-testes-de-estacionamento-autonomo/

Deixar uma resposta