«

»

Mai 18

Imprimir Artigo

Mapas que mostram onde podes chegar no tempo disponível

Gostavam de planear um passeio em que o factor principal fosse o tempo disponível para a viagem? Podem fazê-lo com a ajuda deste “How far can I travel”, que nos mostra a área no mapa onde poderemos chegar em determinado tempo e a determinada velocidade.

Imaginem que querem saber onde podem ir se estiverem dispostos a fazer uma viagem de 1 hora a uma velocidade média de 70 km/h. Já sabemos que a área teórica seria um círculo com raio de 70 kms a partir do ponto de partida, mas na realidade isso nem sempre é verdade, pois depende também das estradas disponíveis.

O “How far can I travel” não é o primeiro projecto deste tipo: o Isoscope (que infelizmente já “morreu”) foi um dos pioneiros do género e o Mapnificient (que ainda funciona) está mais vocacionado para a utilização de transportes públicos. No caso deste “How far can I travel” o sistema utilizado é um pouco mais simplista, baseando-se na velocidade média a que queremos viajar, em vez de usar as velocidades reais dependendo das condições de trânsito; mas já nos permitirá ter uma ideia aproximada do que se pretende.

Para isso basta introduzir o ponto de origem, a velocidade e tempo de viagem ou a distância que se quer percorrer no máximo, escolher as opções de navegação, e dar início ao cálculo. Para “brincarem”, é recomendável que comecem por escolher o método de cálculo “rough” para apresentar resultados mais rapidamente; e se estiver dentro do que pretendem, podem escolher os métodos com melhor precisão.

Adicionalmente, tem também a vantagem de não ter qualquer limite em termos de tempos ou distâncias de viagens do que se deseja calcular, e de também permitir o planeamento para viagens em transportes públicos ou a pé (embora por vezes os resultados sejam um pouco estranhos).

Publicado originalmente no AadM

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/05/mapas-que-mostram-onde-podes-chegar-no-tempo-disponivel/

Deixar uma resposta