«

»

Jun 03

Imprimir Artigo

SpaceX “quase” apanhou o cone do último lançamento

A SpaceX continua a tentar reduzir os custos dos lançamentos espaciais recuperando e reaproveitando o máximo dos componentes utilizados, e no seu último lançamento “quase” conseguiu apanhar os cones do foguete com o seu navio Mr. Stevens.

Já sabemos que não faltam ideias “loucas” lançadas por Elon Musk, que não satisfeito apenas com a recuperação do foguete, também quer tentar apanhar o cone que segue no topo do foguete a proteger a carga enviada para o espaço. Este cone (que se abre em duas metades) cai amparado por pára-quedas, e a ideia é usar uma embarcação rápida com uma rede gigante para os tentar apanhar antes de atingirem a água.

Infelizmente esta junta-se à lista das tentativas falhadas, mas desta vez a SpaceX disse que estiveram mesmo “muito perto” de conseguir apanhar o cone.

A SpaceX conseguiu recuperar as duas metades do cone, mas só depois de já terem caído na água, sendo que a água salgada inviabiliza a sua reutilização – e tendo em conta que cada cone custa vários milhões de dólares, já se percebe o interesse de fazer com que esta “caça ao cone” possa ser bem sucedida o mais depressa possível.

… Talvez para o próximo lançamento?

Publicado originalmente no AadM

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/06/spacex-quase-apanhou-o-cone-do-ultimo-lancamento/

Deixar uma resposta