«

»

Jul 30

Imprimir Artigo

Descoberto lago subterrâneo com água líquida em Marte

A comunidade científica tem razões para estar novamente em alvoroço, pois dados da sonda europeia Mars Express Orbiter detectaram algo que parece indicar a presença de um lago subterrâneo com água em estado líquido sob o pólo Sul marciano.

A descoberta de água em estado líquido em Marte seria um passo extremamente importante para aumentar a probabilidade da descoberta de vida em Marte, e de certa forma viria confirmar as muitas suspeitas já existentes de que tal pudesse acontecer. A sonda Mars Express Orbiter tem estado a sondar Marte desde 2003, e leva a bordo o MARSIS, um radar que identificou algo no subsolo marciano que os cientistas só conseguem explicar como sendo água em estado líquido – com elevado grau de salinidade para se manter em estado líquido em temperaturas abaixo de zero.

Manchas escuras nas crateras já anteriormente tinham feito suspeitar que se tratasse de água a escorrer no solo; e esta descoberta da Mars Express Orbiter vem praticamente garantir que será esse o caso, embora os cientistas tenham tentado todas as outras explicações possíveis… restando apenas a de que teria que ser água em estado líquido. Dados que no entanto terão que ser confirmados, e felizmente já temos uma sonda a caminho que poderá ajudar a fazê-lo.

O InSight da NASA, lançado em Maio, tem instrumentos que irão recolher dados sobre a temperatura no subsolo marciano, contribuindo com mais informação para saber se realmente será possível existir água em estado líquido que permaneça nesse estado ao longo de todo o ano marciano (em vez de apenas durante alguns meses por ano). No entanto, uma nova sonda com instrumentação mais sensível e moderna que a do Mars Express Orbiter seria igualmente bem vinda.

Publicado originalmente no AadM

Link permanente para este artigo: https://pelaestradafora.com/2018/07/descoberto-lago-subterraneo-com-agua-liquida-em-marte/

Deixar uma resposta